Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Reflexão sobre o fim de suporte ao Windows XP


imageO final do ano 2000 foi para mim um marco muito importante, tanto pessoal quanto profissional.

Do lado profissional eu comecei na trabalhar na Microsoft como analista de suporte, algo que na época não passava pela minha cabeça. Foi praticamente ao acaso.

Nessa mesma época, ainda conhecendo o novo ambiente de trabalho, eu ouvia nos corredores da Microsoft um nome diferente: um tal de Whistler.

Era o codinome de um produto que estava em desenvolvimento, posteriormente lançado no dia 25 de Outubro de 2001 com o nome Windows XP (Windows eXPerience).


Hoje, mais de TREZE anos após ter ouvido “Whistler” pela primeira vez, o suporte ao Windows XP chega ao fim.

Aos que ainda estão resistentes ao fim do suporte fica aqui o meu convite para uma retrospectiva pessoal e profissional sobre os principais fatos que ocorreram nesse período, e como nós nos adaptamos a essas mudanças.

O ambiente mudou, as ameaças mudaram, as pessoas mudaram, o mundo mudou…

Segue abaixo um infográfico que eu traduzi no ano passado, conveniente nesse momento (clique na imagem para ver em tamanho real)

InfograficoWindowsXP

5 Respostas para “Reflexão sobre o fim de suporte ao Windows XP

  1. fabiano domingues 08/04/2014 às 19:07

    eu te pergunto tnho um hardware antigo como usar o 8com esse hardware

    Date: Tue, 8 Apr 2014 14:40:58 +0000 To: fabianodominguesrs@hotmail.com

    • marcelomatias 08/04/2014 às 21:41

      Fabiano, eu não sei quais são as especificações do seu PC, nem quais as suas necessidades diárias diante dele, mas geralmente rodar um Sistema Operacional moderno em um hardware muito antigo vai proporcionar uma experiência limitada. E isso não é apenas com o Windows 8.

      A recomendação para uso do Ubuntu Desktop com interface gráfica tradicional, por exemplo, é PC com 2GB de RAM (“From experience, we all know that it is recommended to have 2048 MiB RAM to properly run a day to day Ubuntu”), segundo o site oficial de suporte deles.

      Se o Windows XP no seu PC atual atende as suas necessidades diárias eu entendo que é uma opção sua dentro das suas condições, mas redobre a atenção caso ele esteja conectado à internet.

      Se você tiver interesse em conhecer as ofertas de novos PCs com Windows eu recomendo o seguinte site com sugestões: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/pc-selector

      Marcelo

  2. Gomes Nuno 04/07/2014 às 10:28

    caro marcelo, à semelhança de muitos, mas mesmo muitos utilizadores deparo-me com o facto de ter que mudar de SO e evoluir para outro. na minha cabeça isso já está decidido, até porque a microsoft deixou em abril de prestar apoio aos utilizadores do xp. forçado, de certa forma a mudar, só agora me vejo obrigado mesmo a mudar, pois até à data tinha usado os portáteis dos meus filhos que são mais recentes que o meu e por isso vêm com o wvista, o w7 e w8. Sendo o meu portátil mais antigo, logo mais limitado – mas ainda está em excelente estado e é bastante fiável – eu optei por formatá-lo e de seguida instalar o ubuntu – por ser o indicado para máquinas antigas, por ser fiável, bonito e fundamentalmente gratuito -, mas foi aqui que os problemas começaram a surgir. o portátil não me permite formatá-lo pela via normal, óbvia e que está disponível através do menu. por este motivo, comecei a tentar tudo – pelo menos o que julgo saber – para o formatar o disco, mas nada… na altura em que te escrevo estou a desinstalar tudo, de forma deixá-lo praticamente como veio de fábrica a ver se resulta…sem querer ser longo e aborrecido, o que eu gostava que me ajudasse era como formatá-lo – ou que fazer -, qual a sua opinião sobre o ubuntu e se faço bem em instalá-lo ou se devo optar pelos SO windows – wvista, w7, w8 – e que versão.
    grato antecipadamente pela ajuda que me possa dar!
    um abraço,
    nuno costa gomes

    • marcelomatias 08/07/2014 às 12:09

      Nuno, o ciclo de vida de produtos Microsoft é bem claro, sendo no mínimo 10 anos para sistema operacional de PCs. Ter que suportar eternamente todas as versões de produtos é algo impraticável para qualquer fornecedor, não apenas para a Microsoft.

      Do meu lado eu recomendo a troca do seu antigo portátil por um novo, se possível com disco sólido (SSD) e tela sensível ao toque com Windows 8.1. Com base na minha experiência você não sentirá saudades do seu portátil antigo :-)

      Se o seu portátil veio com o Windows XP instalado de fábrica ele não suportará o Windows 7 ou 8, portanto pra mim faz mais sentido a compra de um novo hardware do apenas a compra da licença de atualização. Nesse caso você contará com suporte técnico especializado do fabricante do portátil, para qualquer problema técnico.

      Como eu já citei nos comentários o Ubuntu até permite uma instalação em hardware mais antigo, mas a experiência será comprometida. Para experimentar plenamente os recursos do Ubuntu você também precisa de um hardware moderno (isso está escrito na própria página de suporte deles).

      Se você optar em usar o Ubuntu resta pedir apoio aos fóruns especializados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: