Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Passo a passo para criar e distribuir uma imagem corporativa de Windows 8.1 e Office 2013


Para ajudar no processo de adoção do Windows 8.1 e Office 2013 em ambiente corporativo eu criei dois vídeos com o passo a passo para ajudar na:

  1. Criação da imagem corporativa do Windows 8.1 (independente do modelo de hardware)
    1. Instalação das ferramentas necessárias (ADK 8.1 e MDT 2013)
    2. Importação dos binários do Windows 8.1, Office 2013 e Acrobat Reader XI
    3. Criação e edição da sequência de tarefas de instalação (Task Sequence) no MDT 2013
    4. Criação e captura automatizada da imagem através de máquina virtual no Hyper-V (recomendado)
  2. Distribuição dessa imagem através da rede ou mídia off-line
    1. Importação da imagem criada no processo acima, além de uma aplicação opcional a ser entregue no momento da instalação do Windows (7 Zip)
    2. Importação dos drivers dos PCs que receberão essa imagem (usei o tablet Acer Iconia W510 como exemplo)
    3. Criação e edição da sequência de tarefas (Task Sequece) no MDT 2013
    4. Teste de implementação através da rede em uma máquina virtual
    5. Teste de implementação através de mídia off-line em uma máquina virtual

Segue abaixo link com os vídeos e uma série de artigos complementares:

Implementação Corporativa do Windows 8.1 – Parte 1 de 2 (51 min.)
Implementação Corporativa do Windows 8.1 – Parte 2 de 2 (38 min.)

Artigos complementares:

34 Respostas para “Passo a passo para criar e distribuir uma imagem corporativa de Windows 8.1 e Office 2013

  1. AndreHBuss 24/03/2014 às 11:44

    Republicou isso em André Henrique Busse comentado:
    #Windows8 #Office

  2. Kleiton 24/03/2014 às 11:51

    Super Marcelo!!!

  3. Daniel Mendes 26/03/2014 às 11:00

    Marcelo, bom dia! Eu tenho um parque de máquinas em torno de 500 equipamentos. Ví que você disse que não posso fazer imagem que não seja de licenciamento por volume por questões legais. No entanto, meus equipamentos são todos com licenciamento O&M de são da HP em 5 modelos diferentes. Como eu devo proceder? Posso utilizar o O&M para a imagem ou existe um mecanismo onde eu faria a “troca” de licenciamento junto à Microsoft? Um abraço!

  4. Marco A. Salles Silva 26/03/2014 às 12:21

    Republicou isso em Marco Salles.

  5. Daniel Leme 18/04/2014 às 22:11

    ola estou com um problema, aparece um erro para mim
    A conection to the deployment share could not be made
    connection Ok possible cause: invalid credentials.

    queria saber oq pode ser, sera que pode ser : eu instalei o AIK e o MDT 2012 no Windows 7, no C:e quando eu criei o Deployment Share eu criei ele no D: sera q é por isso q ele não esta encontrando o caminho? enfim ……Obrigado

  6. Daniel Mourthé 22/04/2014 às 16:35

    Prezado Marcelo,

    Primeiramente parabéns pelo tutorial. Muito útil.
    Estou com uma dificuldade que está me impedindo de concluir as imagens.
    Preciso “parar” a sequencia de tarefas para fazer algumas instalações manuais e acrescentei o passo:
    cscript.exe “%SCRIPTROOT%\LTISuspend.wsf”
    Como você instruiu, mas quando dou um boot na VM, o Sysprep entra sem que eu tenha dado o “Resume” (atalho no desktop) e aí estraga tudo.
    Tem ideia do que está errado? é algum bug conhecido?
    O servidor onde estou tentando criar as imagens é um Windows Server 2012 R2 (com o Hyper-v dele próprio) e o SO que estou tentando fazer uma imagem é um Windows 8.1 Pro (ISO de licenciamento por volume).

    Obrigado,

    Daniel

  7. Daniel Mourthé 23/04/2014 às 11:00

    Prezado Marcelo,

    Depois de muitas pesquisas, diversas tentativas infrutíferas e três dias dedicados a isso, cheguei a conclusão de que a opção “HideShell=YES” e o script “LTISuspend.wsf” são incompatíveis.

    Por favor, faça um teste e veja se ocorre o mesmo com você.

    Em caso de confirmação da minha conclusão, em respeito aos seus leitores e ao tempo dos profissionais que você instrui, recomendo atualizar seu vídeo para deixar bem claro que se, principalmente na faze de criação das imagens, for necessário dar essa pausa na sequência de tarefas (Task Sequence) usando o comando “”cscript.exe “%SCRIPTROOT%\LTISuspend.wsf””, a opção “HideShell=YES” NÃO deve ser usada.

    Cordialmente,
    Daniel

  8. Daniel Lima 01/05/2014 às 21:17

    Marcelo,
    Boa noite!
    Gostei muito desta tecnologia mas, como faço para utilizar este mecanismo com todos estes recursos em um deployment em multicast? É possível?
    Também gostei muito do seu artigo sobre como colocar a partição de restauração dentro da própria imagem. Seria possível usar esta imagem dentro da imagem de deployment?
    Abraço!

  9. Markus Vinícius (@mvegibs) 07/05/2014 às 16:48

    Marcelo, existe uma forma de ligar uma máquina desktop pela rede com alguma solução microsoft ? Depois de ligar uma máquina remotamente, há como selecionar tmbm remotamente se ela vai bootar via WinPE ou Win8 ? Assim não necessitando de ninguém fisicamente no local que vou implantar uma imagem ?

    • marcelomatias 23/05/2014 às 17:11

      Markus, o System Center Configuration Manager suporta esse tipo de ação, desde que os PCs tenham processador Intel vPro. Esse tipo de processador permite ligar o PC remotamente desde que esteja configurado na BIOS e ligado na rede e energia elétrica.

      Se o PC estiver em stand by o SCCM já é capaz de acordá-lo remotamente, através de Wake On LAN. Nesse caso o Intel vPro não é necessário.

      Marcelo

      • Markus Vinícius 07/07/2014 às 18:51

        Ok, e depois de ligar ou acordar a máquina, é possível eu criar um menu de boot com as opções: 1 – entrar no Windows 8.1, 2 – iniciar implantação do windows através do wds, 3 – iniciar ferramentas de reparo do dart 4 – iniciar ferramentas do winre e nesse caso minha intenção é de que esteja configurado para entrar na opção 2 automaticamente e após o início que eu tenha acesso remoto à tela de login de acesso ao wds, digite as credenciais e inicie o processo de implantação de um novo windows.

      • marcelomatias 08/07/2014 às 12:20

        A opção numero 2 depende de configuração na BIOS/Firmware do equipamento. Desconheço algum tipo de entrada de boot do Windows que permite chamar diretamente boot PXE. Você poderia criar uma entrada para um disco de boot criado pelo WDS. Isso é recomendado para cenários onde boot PXE não está habilitado, mas poderia ser útil nesse caso.

        O DaRT pode ser implementado em lugar do WinRE, já integrado ao boot do Windows em caso de problemas (ou você pode atribuir uma tecla de atalho para chama-lo durante o boot, conforme citei em um artigo relacionado)

        No seu caso eu acredito que vale a pena montar um processo de instalação usando Microsoft Deployment Toolkit integrado ao DaRT (para que você possa acompanhar a pré-instalação remotamente) e publicar o disco de boot via WDS.

  10. saulo 12/05/2014 às 20:42

    Boa noite! parabéns! excelente artigo. Aprendi muito e estou brincando com ele. estou querendo fazer algo que não consegui, Será que você poderia me ajudar! por favor. quando vou distribuir a imagem preciso que ele não formate o hd pois o mesmo tem uma pasta. pergunta: tem como instalar o sistema preservando essa pasta?

    • marcelomatias 23/05/2014 às 17:07

      Saulo, se o processo de instalação for em cima de um PC já com Windows instalado por padrão o MDT não vai formatar a unidade, preservando as pastas locais (exceto Windows, Program Files…)

      Recomendo que você converta um PC de teste em máquina virtual para simular a instalação e ver o comportamento. A ferramenta DISK2VHD do http://technet.microsoft.com/sysinternals pode ajudar.

      Marcelo

  11. Markus Vinícius 07/07/2014 às 19:15

    Outra pergunta Marcelo, assisti à sua aula do Passo a passo para criar e distribuir uma imagem corporativa de Windows 8.1 e Office 2013 e fui implantar em uma máquina que tem placa mãe da Asus, essa máquina não aparece o modelo, então o %model% não funciona, mas digitando o comando wmic baseboard get product mostra o nome do modelo da placa mãe, descobri isso no google, mas não achei qual variável digitar para o mdt entender isso como condição, aliás é possível digitar as duas opções ? Para que se ele não bater os nomes de modelos através da variável %model% ele continue a procura através da variável do modelo de placa-mãe em seguida ? Você sabe como ficaria o comando no mdt ? Essa máquina que tem placa mãe da Asus também não fornece o número de serial com o que você falou, somente com o comando wmic baseboard get serialnumber que aparece o serial da placa-mãe, no caso também seria necessário uma condição nesse sentido.

  12. Denis Junio 21/08/2014 às 15:41

    Boa tarde Marcelo
    Brevemente iremos adquirir vários computadores com o Windows 8.1. Estou com uma dúvida em relação as GPOS do meu domínio. Meu Windows server é o Windows Server 2008 R2, com o nível de floresta no WS2008R2. Li algumas matérias na internet sobre criar uma central store. Isso resolveria meu problema de aplicar gpos no Windows 8.1 com o WS2008 R2 ou teria que fazer outra coisa?
    Outra dúvida e em relação a criação da Central Store (se for essa mesma a solução) pois vi diversos sites, mas nenhum com um passo a passo. Você conhece algum?

    Obrigado pela atenção

    Junio

  13. Fábio Moutinho 08/09/2014 às 10:17

    Como eu faço para criar imagens com opções para windows 7 e 8, office 2010 e 365 (32 e 64bits) ?

  14. Ricardo 04/10/2014 às 11:11

    Estou fazendo uma implementação para instalação de Win7, só que quando estou fazendo a criação da imagem após pedir as credenciais a tela não da prosseguimento. Estou usando o VituralBox. Windows 8 Single
    O que pode está acontecendo?

  15. Ailton Silva 29/10/2014 às 10:59

    Também estou com o mesmo problema parecido, apos colocar as credenciais e com mais de 70% do processo, a instalação ficar parada na parte de “Running action: Windows Update”, e deixei mais de 12hs e não muda.
    Tb estou implementando o Win7.

  16. Ulysses 20/11/2014 às 17:09

    Olá, ainda sou leigo quanto as legalizações do Windows. Em breve terei que atualizar o parque da empresa onde trabalho. Obtive alguns orçamentos da Dell onde já seria me fornecido as licenças para Windows 7 Prof + Office 2013. Nesta ocasião o número de série das máquinas viriam em um adesivo colado na própria máquina e o do Office o serial viria em documento. Minha dúvida é: Eventualmente haverá ocasiões as quais eu terei de formatar as máquinas. Nesse cenário eu posso usar o número de série do adesivo para validar o Windows da máquina (obviamente estaria instalando a mesma versão do windows a qual a serial veio)? Caso não, como devo proceder para que eu mantenha minhas licenças, já que o método demonstrado a cima não é para esse tipo de ocasião?

  17. MARCELO FIGUEIREDO 29/12/2015 às 21:13

    Marcelo Boa noite! Fiz o tutorial conforme a explicação, porém quando vou fazer o teste aplicando a imagem numa VM ou numa máquina normal, a senha administrador não confere. Fiz diversas vezes e acontece a mesma coisa, porém a senha está correta. Não entendi o pq aparecer essa mensagem. Instalei o server 2012 em meu notebook não está em rede e uso o HYPER-V para fazer os testes..

  18. Tulio Rodrigues 11/03/2016 às 13:37

    Marcelo, boa tarde!

    estou com o mesmo problema do Daniel Leme:

    A conection to the deployment share could not be made
    connection Ok possible cause: invalid credentials.

    Estou fazendo o processo para o Windows 10

    Já tentei alterar as permissões na pasta, criar outros usuários, alterar o arquivo bootstrap.ini entre outras soluções a pasta fica acessível de outras máquinas mas o windows não valida as credenciais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: