Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Novidades do MDOP 2013


No dia 10/Abril/2013 tivemos o lançamento do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP) 2013, disponível para download através dos sites Microsoft Volume Licensing, MSDN e TechNet.

Segue abaixo um resumo de cada produto, novidades, link para mais informações técnicas, e uma apresentação em PowerPoint (Português).

imageMicrosoft Advanced Group Policy Management (AGPM)
Sistema de controle de mudança sobre Diretivas de Grupo (GPOs), registrando desde o processo de criação em modo “off-line”, edição, revisão, versões, aprovação, e implementação. Possui um modelo de delegação de papéis permitindo que usuários não administrativos (ex.: área de segurança) possam colaborar com GPOs sem impactar o ambiente de produção.
Novidade: AGPM 4.0 SP1, com suporte ao Windows 8 e Windows Server 2012
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd420466.aspx

imageMicrosoft Application Virtualization (App-V)
Método de virtualização que permite a entrega dos aplicativos sem passar pelo tradicional processo de instalação, reduzindo o tempo de entrega (suporta streaming), facilitando o ciclo de vida de cada aplicação e evitando conflitos de coexistência. Tem integração nativa com System Center Configuration Manager.
Novidade: App-V 5.0 SP1, com melhor suporte à virtualização do Office 2010 (já suportava Office 2013) e suporte a 24 idiomas.
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj680850.aspx

imageMicrosoft BitLocker Administration and Monitoring (MBAM)
Gerenciamento do recurso de criptografia de discos do Windows 7 e Windows 8 (Bitlocker), garantindo que todos os PCs respeitem essa regra de conformidade. Inclui portal web de administração (relatórios, helpdesk) e portal de auto-atendimento para que o próprio usuário resgate a chave de recuperação se necessário. Inclui relatórios de conformidade e auditoria.
Novidade: MBAM 2.0, com suporte ao Windows 8 e portal web de auto-atendimento, com integração opcional ao System Center Configuration Manager (2007 ou 2012)
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/dn145005.aspx (em Inglês)

imageMicrosoft Diagnostics and Recovery Toolset (DaRT)
Conjunto de ferramentas que permitem manutenção em PCs e Servidores que não conseguem carregar o Windows corretamente (manutenção offline), incluindo suporte remoto, troca da senha de contas locais, antimalware, análise de dump de memória, recuperação de arquivos apagados, remoção de hotfix, entre outros.
Novidade: DaRT 8.0 SP1, com atualização da engine do novo Windows Defender (antimalware/antivirus), e 10 idiomas adicionais.
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj680675.aspx

Microsoft User Experience Virtualization (UE-V)
Permite manter consistente a experiência do usuário ao acessar seu ambiente de trabalho em múltiplos sistemas operacionais, permitindo o roaming de suas configurações (Windows e Aplicações), independente se as aplicações foram instaladas de maneira tradicional ou entregues através do App-V, independente se Windows 7, Windows 8, Windows Server 2008 R2 ou Windows Server 2012.
Novidade: UE-V 1.0 SP1, com melhor suporte ao Office 2007, e suporte a 24 idiomas.
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj680015.aspx

imageMicrosoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V)
Através do uso de máquina virtual local com Windows XP, permite executar no Windows 7 de maneira transparente o legado de aplicações que ainda não são compatíveis com o novo sistema, sem que o usuário tenha que manusear duas áreas de trabalho. Vai além do XP Mode, permitindo gerenciamento desse ambiente virtual.
Importante: Continua sem suporte ao Windows 8. Lembre-se que o fim de suporte ao Windows XP (mesmo em ambiente virtual) termina em 08/Abril/2014. Mais informações em http://aka.ms/xpeos
Documentação técnica: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj680674.aspx

Anúncio oficial do MDOP 2013 (em Inglês): http://blogs.windows.com/windows/b/business/archive/2013/04/10/making-windows-8-even-more-manageable-with-mdop-2013.aspx

Para outros artigos sobre MDOP nesse blog acesse https://marcelomatias.wordpress.com/category/mdop/

Link para a apresentação em PowerPoint: http://www.slideshare.net/MarceloMatias/mdop-2013-viso-geral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: