Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Como usar o Internet Explorer 6 a partir do Windows 7


imageHoje em dia ainda podemos encontrar aplicações web que só funcionam no Internet Explorer 6 (IE6). Em um plano de migração para Windows 7 isso é um problema, já que o Windows 7 vem com no mínimo o Internet Explorer 8.

Que tal se pudéssemos acessar o IE6 a partir do Windows 7 enquanto fazemos um plano de modernização dessas aplicações web? Isso É POSSÍVEL, mas existem considerações extremamente importantes sobre isso.

Nesse artigo vamos cobrir dois assuntos:

  • As formas suportadas de permitir o acesso ao IE6 a partir do Windows 7
  • As formas não-suportadas e não-licenciadas (ILEGAL) nesse cenário

Por que dar tanta atenção a esse assunto? Porque existem alguns fornecedores de software oferecendo solução técnica que vai contra o licenciamento do Windows. E como o Windows têm regras de uso, é importante respeitá-las para evitar problemas legais/jurídicos.

Quais são as formas suportadas de permitir o acesso ao IE6 a partir do Windows 7?

O acesso ao IE6 a partir do Windows 7 é permitido desde que instalado em outra instância (cópia) de Windows onde ele é suportado, isto é, Windows XP ou Windows Server 2003. Para acessá-lo a partir do Windows 7 as seguintes soluções são válidas:

Microsoft Enterprise Desktop Virtualization (MED-V):tem como base uma cópia virtual de Windows XP (onde o IE 6 está instalado) rodando localmente no PC com Windows 7 Enterprise. Ele permite controle de uso (o time de TI define quais sites devem/podem ser carregados automaticamente no IE6) e gerenciamento (integração com ferramentas de gestão como o System Center Configuration Manager). Cada PC licenciado com essa solução pode executar até quatro instâncias de VMs Windows, incluindo Windows 7 Enterprise e downgrade para versões anteriores (Windows Vista Enterprise, Windows XP Professional).

Leia o artigo http://j.mp/w7mdope veja no vídeo de 12 minutos a demonstração do MED-V.

Windows XP Mode: é similar ao MED-V, só que sem a camada de controle e gerenciamento, além de usar um Windows XP virtual próprio (edição própria que não pode ser reaproveitada do ambiente do cliente/OEM). Nesse caso não há controle sobre quais sites podem ou não ser carregados no IE6, e há uma dificuldade em gerenciar esse ambiente em organizações (é uma solução para pequenas empresas).

Terminal Services (metaframe, XenApp..):execução remota do IE6, hospedado em Windows Server 2003. Assim como no XP Mode, é o usuário final quem deve saber quando usar o IE 6 publicado via Terminal Services.

Essas são as três formas suportadas (e “licenciáveis”) de usar o IE6 a partir do Windows 7. Note que sempre é necessário um sistema operacional adicional (virtual local, ou remoto) para que o IE6 possa ser acessado a partir do Windows 7.

Quais são as formas não-suportadas e não-licenciadas (ILEGAL) nesse cenário?

Se algum fornecedor de software tiver alguma solução semelhante a algum dos três cenários acima, ótimo. Mas se ao invés disso a promessa for executar o IE6 diretamente em cima do Windows 7 (sem uso de outra instância/cópia de Windows) o posicionamento da Microsoft é: é um cenário NÃO-LICENCIÁVEL. Isso é mais grave do que ser ILEGAL, porque mesmo que o cliente queira regularizar essa situação isso não é possível. Tecnicamente pode funcionar, mas é um infração grave perante a Microsoft.

Vale a pena pagar por uma solução que deixa seu ambiente ILEGAL?

POSIÇÃO OFICIAL DA MICROSOFT: http://support.microsoft.com/kb/2020599.

Esse tipo de discussão (solução técnica vs. licenciamento) é semelhante ao caso de multiplexação de Windows XP/Windows 7, onde o cliente busca acessar simultaneamente uma mesma instância (cópia) de Windows a partir de vários terminais. Tecnicamente existem softwares que entregam isso, mas do lado da Microsoft é uma situação NÃO-LICENCIÁVEL (o que é mais grave do que ILEGAL). Em breve publicarei um artigo sobre o produto que foi criado pensando nessa necessidade.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

Uma resposta para “Como usar o Internet Explorer 6 a partir do Windows 7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: