Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Como distribuir softwares pelo Windows Intune


IntubeLogoBlogUma das grandes novidades da nova versão do Windows Intune (lançada no dia 17/Out) é a possibilidade de distribuir softwares remotamente.

Nota: Se você ainda não conhece o Windows Intune comece por aqui: http://bit.ly/intunebr

Para que essa tarefa seja possível, os clientes do Windows Intune contarão com um espaço de 2GB de armazenamento no Windows Azure para hospedar os arquivos de instalação. Se mais espaço for necessário haverá uma cobrança pelo excedente.

Acompanhe nesse artigo o passo-a-passo de instação remota do Adobe Acrobat Reader X.

Importante: Esse procedimento vale para qualquer software que possa ser instalado silenciosamente através de arquivo .EXE ou .MSI.

Inscrição no Windows Intune

1. Caso ainda não tenha uma conta do Windows Intune faça o cadastro em http://www.windowsintune.com.br

2. Instale o agente do Windows Intune em algum PC de testes (laboratório). Lembre-se que o site para acessar a console do Windows Intune é https://manage.microsoft.com/WindowsIntune

Preparando os binários de instalação do Acrobat Reader X

Em um ambiente de produção o recomendado é personalizar os binários de instalação do Acrobat Reader através da ferramenta Adobe Customization Wizard X para montar um pacote próprio de instalação.

Para apoio na implementação do Acrobat Reader X eu recomendo a documentação disponível em http://kb2.adobe.com/cps/837/cpsid_83709.html

Para o teste abaixo (em laboratório) eu usei o seguinte instalador ftp://ftp.adobe.com/pub/adobe/reader/win/10.x/10.1.0/pt_BR/AdbeRdr1010_pt_BR.exe

Distribuindo o Acrobat Reader X através do Windows Intune

1. Acesse o portal do Windows Intune Beta através do endereço https://beta.manage.microsoft.com/WindowsIntune e entre com sua credencial (considerando que você se inscreveu nesse programa Beta)

2. Clique na área de “Softwares” no menu lateral esquerdo, e ao lado direito da tela clique em “Step 1: Upload Software” (clique em cada imagem para vê-la em tamanho original):

2

3. A console de gerenciamento de software será instalada nesse momento. Assim que ela for carregada use suas credenciais novamente para ativar esse módulo:

3

4. Especifique o arquivo .EXE (ou .MSI) do pacote de instalação do software a ser distribuído, lembrando de marcar a opção para incluir os arquivos adicionais da pasta de origem (caso existam):

4

5. Preencha as informações adicionais sobre essa aplicação: fornecedor, nome e descrição

5

6. Se você estiver especificando um arquivo .EXE ao invés de .MSI você terá a opção de cadastrar regras para detectar se o aplicativo já está instalado no PC destino. No caso de arquivos .MSI esse processo já é padrão:

6

7. Chegou a hora de especificar os parâmetros para prosseguir com a instalação silenciosa da aplicação. Esse é um pré-requisito que precisa ser respeitado. Em nosso exemplo com o Acrobat Reader X eu usei os parâmetros: /msi EULA_ACCEPT=YES /qn

7

Dependendo do tipo de personalização realizada pelo Adobe Customization Wizard (não foi usado nesse caso) os parâmetros podem ser diferentes.

Se você não sabe os parâmetros necessários para fazer uma instalação silenciosa da sua aplicação eu recomendo consultar o suporte do fornecedor da aplicação. Se isso não for possível consulte o site http://www.appdeploy.com

8. Se você souber quais códigos de retorno indicam uma instalação com sucesso você deve fazer essa indicação na próxima tela:

8b

9. Revise as suas escolhas, clique em “Upload” e aguarde o término do processo:

9 10 11

10. Volte na console web do Windows Intune Beta (no menu “Softwares”) e note que o campo “Cloud Storage Status” agora indica o espaço usado pelos arquivos de instalação do Acrobat Reader:

12

11. Ao lado direito da console web clique no link “Step 2: Deploy Software” para confirmar que o processo de upload foi concluído com sucesso. Clique com o botão direito do mouse sobre o software desejado (no nosso caso, Acrobat Reader) e escolha “Deploy”:

13

12. Agora chegou a hora de indicar para quais PCs esse software será distribuído. No meu caso eu quero a instalação o mais rápido possível nos PCs da matriz da empresa:

14

13. Da próxima vez que os PCs buscarem atualizações de software no Windows Intune o download do Acrobat Reader será iniciado imediatamente. O download será indicado por um ícone na área de notificações:

15

14. Tão logo o download seja concluído a instalação será realizada na agenda programada (imediatamente, no meu caso, conforme indicado pelo Gerenciador de Tarefas do PC gerenciado):

16

15. Pronto! Acabamos de implementar com sucesso o Acrobat Reader X  através da nova versão do Windows Intune.

17

Para conhecer as outras novidades da nova versão assista o vídeo http://technet.microsoft.com/en-us/windows/hh290805 (Inglês).

2 Respostas para “Como distribuir softwares pelo Windows Intune

  1. intunebrasil 04/08/2011 às 14:58

    Muito bom! Mais um recurso exepcional do Windows Intune.

  2. Jorge Barata 05/08/2011 às 10:55

    Excelente post! Parabéns, Marcelo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: