Otimização de Desktop

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Calculando o ROI e TCO na adoção do Windows 7


imageAo planejar a implementação do Windows 7 em seu ambiente vários assuntos precisam ser discutidos: infraestrutura, compatibilidade de aplicações, compatibilidade de hardware, processo de instalação, migração dos dados, etc… Essas são etapas “técnicas” do projeto (portal TechCenter do Windows 7).

No entanto, provavelmente você vai precisar de investimentos para realizá-lo. E quando você levar esse assunto ao gestor financeiro, ele pode te questionar:

  • Quanto custa?
  • Como essa solução pode aumentar o faturamento da nossa empresa?
  • Em quantos anos (ou meses) teremos o Retorno desse Investimento (ROI)?
  • Qual a proposta de redução do Custo Total de Propriedade (TCO)?

Responder essas questões não é tarefa fácil, mas pode ser uma tarefa menos árdua se tivermos uma ferramenta com esse propósito.

A boa notícia é que essa ferramenta existe, e ainda por cima é gratuita!

Ela foi desenvolvida pela Alinean, com base em muita análise de mercado e avaliação profunda em grandes clientes que já adotaram o Windows 7 desde o seu lançamento.

Saiba nesse artigo como acessar e usar essa ferramenta, gerando sua própria análise de ROI e TCO, com base na proposta de migração dos seu parque de PCs para Windows 7.

Observação: a Alinean foi fundada por especialistas do Gartner, e trabalha para várias empresas como: Dell, Citrix, HP, VMware, Cisco, Oracle, EMC, IBM…

Atenção: Antes de prosseguir com o uso dessa ferramenta, eu recomendo que você faça uma avaliação do modelo de maturidade da sua infraestrutura básica (Microsoft Core IO – “Auto-Avaliação de Otimização” – “Infraestrutura Básica”). O resultado do nível de maturidade é um dos parâmetros dessa análise de ROI/TCO para Windows 7. Se você não conhece esse conceito entre em contato com seu parceiro Microsoft para esclarecimentos.

Com o resultado da análise do nível de maturidade em mãos, vamos agora para a análise da adoção do Windows 7!

Acessa a ferramenta através do site https://roianalyst.alinean.com/msft/AutoLogin.do?d=202102636954012893

Você precisa preencher/confirmar todos os campos, de todas as abas. Veja abaixo uma visão geral de cada uma delas:

Dica: se um campo está com fundo amarelo é porque você ainda não mudou seu o valor padrão. Quando o valor é alterado o campo passa para a cor verde. Quanto mais precisão houver no preenchimento dessas informações, melhor será o resultado.

Aba “Perfil da Organização”

Escreva o nome da empresa a ser avaliada, setor e e país. Selecione o método “Avançado” e comece o preenchimento de todos os campos do formulário.

Dica: Passe o mouse sobre o ícone redondo azul para saber informações sobre cada campo, como no exemplo abaixo (clique em cada uma das imagens desse artigo para vê-las em tamanho real):

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Aba “Perfil Atual de PCs”

Aqui você indica os detalhes da situação atual da empresa em relação aos PCs: quantos PCs com Windows XP, Windows Vista, Windows 7…

Ao final dessa página há um link chamado “Analisar / Editar Suposições Atuais Adicionais”. É muito importante que você clique nesse link e confira os valores de cada campo (ex.: custo com energia elétrica).

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Aba “Estratégia do Windows 7”

Chegou a hora de detalhar qual é a solução proposta, incluindo os custos com aquisição de software. É muito importante que nessa etapa você conte com o apoio do parceiro Microsoft responsável por licenciamento. Isso te ajudará a descobrir a melhor forma de licenciamento e custos envolvidos.

Ao final dessa página também há um formulário “escondido”. Clique em “Exibir / editar detalhes da agenda de implantação do Windows 7” e atualize todos os campos de acordo com a sua realidade.

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Aba “Implantação do Windows 7”

Aqui você detalha as ferramentas e métodos usados na implementação do Windows 7.

  • Vai usar System Center Configuration Manager (Intervenção Zero) ou apenas o Microsoft Deployment Toolkit (Intervenção Leve) no processo de migração?
  • Quantos minutos serão gastos em cada etapa? – esses valores já estão pré-populados, como a grande maioria.
  • Como que a questão de compatibilidade de aplicações será trabalhada?
  • Qual o custo de treinamento para o usuário final?
  • etc…

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Aba “Comparação de TCO”

Chegou a hora de colher os resultados? Calma, ainda não…

Note que nessa página você pode marcar/desmarcar quais itens serão considerados no resultado final (há um “checkbox” à esquerda de cada item). Marque cada um de acordo com a sua necessidade.

Além disso cada item sublinhado em azul esconde outro formulário (e nessa página existem vários). Revise cada um e faça as alterações necessárias.

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Aba “Análise de ROI”

Aqui você também escolhe quais itens devem, ou não, ser considerados na avaliação. Note a grande liberdade que você tem para incluir custos extras, que também podem fazer parte desse projeto.

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Gerando os relatórios

Agora sim chegou a hora de colher os frutos!

Clique no botão “Criar um relatório” na parte superior do site. Ao ser questionado sobre a necessidade de fazer o seu registro clique em OK.

Preencha seu endereço de e-mail, clique em “Registro”, preencha os dados solicitados e clique em “Registro” novamente.

Você receberá uma confirmação por e-mail contendo uma senha. Isso permite retornar à ferramenta mantendo o registro das suas análises.

Pronto, agora basta selecionar o relatório desejado e clicar no botão “Criar relatório”. Veja abaixo o exemplo de dois slides do relatório em formato PPT (todos os relatórios são em Português):

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Os tipos de relatório são:

  • Relatório Completo em formato .DOC (~179 páginas)
  • Relatório Resumido em formato .DOC (~28 páginas)
  • Apresentação em formato .PPT (~50 slides)

Outros recursos interessantes

Navegue no menu superior esquerdo (Arquivar, Exibir, Opções, Ajuda) para personalizar a ferramenta.

Você pode convidar outras pessoas para colaborar com a sua análise. Para isso use o botão “Colaborar”, no menu superior direito, e siga com os convites!

Lembre-se de consultar um parceiro Microsoft para te ajudar com essa análise.

Esse tipo de avaliação faz muita diferença ao gestor financeiro da sua organização.

4 Respostas para “Calculando o ROI e TCO na adoção do Windows 7

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