Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Como foi o TechEd North America 2011 em Atlanta


imageNa semana do dia 16/Maio tivemos a edição 2011 do TechEd North America em Atlanta, EUA. Os números resumem bem a dimensão e importância desse evento:

  • 10.000 participantes de 84 diferentes países
  • 800 profissionais Microsoft
  • 551 sessões técnicas
  • 250 laboratórios no local (hands on labs)

Acompanhe abaixo um pequeno resumo de como foi esse evento (com minha ênfase no que diz respeito a desktops).

A caminho do Centro de Convenções…

Logo ao chegar ao hotel uma ótima surpresa: as chaves dos quartos estavam estilizadas com o logotipo do Windows Intune. Muito em breve esse sistema de gerenciamento de desktop Windows pela nuvem será lançado no Brasil. Fique ligado!

image

A caminho do centro de convenções o ônibus já anunciava uma das prioridades da Microsoft, a nuvem.

image

Na área de refeições (onde tomamos o café da manhã) qual foi o conteúdo dos banners? O portal Springboard (portal técnico TechNet sobre Windows 7) e algumas das novidades do pacote MDOP 2011 (DaRT 7.0 e MBAM).

image

Abertura oficial do evento (keynote):

Antes do keynote tivemos uma apresentação do The Glitch Mob, com música eletrônica controlada por tablets. Sim, esse tipo de dispositivo estará presente cada vez mais em nosso dia-a-dia, tanto para lazer quanto para o trabalho.

image

A abertura do evento foi dividida por dois grandes executivos: Robert Wahbe (vice-presidente do time de servidores) e Jason Zander (vice-presidente do time de desenvolvimento).

image

A nuvem é prioridade da Microsoft? Claro que sim, mas vale lembrar que para interagir com a nuvem nós usamos uma grande gama de dispositivos: desde desktops, passando por laptop/netbook e chegando aos smartphones. Conseguir balancear o controle (governança) versus flexibilidade nessa gama de dispositivos é o nosso grande desafio.

De maneira geral o TechEd me passou uma mensagem clara: não importa onde seus sistemas rodam, o gerenciamento é o segredo. Esse foi um dos focos do TechEd 2011: família System Center e as mudanças da nova geração, envolvendo Azure, Servidores, Hyper-V, smartphone/tablet, Windows 7, Visual Studio…

Está interessado em smartphone tanto para uso pessoal quanto corporativo? Fique atento ao Windows Phone 7.5 (codinome Mango). Oficialmente lançado no Brasil na semana passada ele é um prato cheio para quem precisa de um dispositivo amigável, seguro e extensível, tanto para uso pessoal quanto para mercado corporativo.

Onde a modernização dos desktops entra nessa história?

Logo após a sessão de abertura nós tivemos sub-sessões segmentadas, uma para cada audiência. No meu caso (Desktops) acompanhei a sessão “The Flexible Workspace”, que de maneira sucinta resumiu a atual visão da Microsoft sobre o presente e futuro da área de trabalho corporativa, com grande influência do “mundo consumidor” (consumerization). Essa sessão foi conduzida pela Gavriella Schuster, responsável mundial pela área de Windows Client.

image

Um trecho que resume bem esse assunto é “O mundo do trabalho está mudando. As pessoas querem liberdade para trabalhar não importa onde estejam, sempre que for necessário”.

Quais as ofertas Microsoft que endereçam essas necessidades?

  • Windows 7 Enterprise com MDOP
  • System Center com ForeFront
  • Windows Phone
  • Windows Intune
  • RDS + VDI (grande parceria com a Citrix)
  • Office 2010 / Office 365

Sessões técnicas

As sessões técnicas (total de 551) foram, para variar, um show. Do lado de desktop eu tive a percepção que tivemos sessões técnicas mais profundas do que o ano passado, o que foi ótimo!

Sessões com palestrantes como Chris Jackson (mestre em compatibilidade de aplicações), Michael Niehaus (criador do Microsoft Deployment Toolkit), Johan Arwidmark (mestre em implementação de Windows), Mark ​Russinovi​ch (atualmente no time de Windows Azure) são memoráveis.

image

Uma das sessões que mais me chamou a atenção chamava-se “Top OS Deployment Issues with Answers from Experts” (nível 400). A agenda dessa sessão foi montada na hora, com base nas principais dúvidas da platéia. Que tal uma sessão assim no TechEd Brasil 2011?

Foram tantas as sessões simultâneas que eu não consegui assistir ao vivo todas as que me interessavam. Vale lembrar que os PPTs + gravações podem ser acessados a partir do site http://channel9.msdn.com/Events/TechEd/NorthAmerica/2011

Área dos expositores:

Na minha visão é uma parte fundamental do TechEd. Uma área em que vale a pena abrir mão de algumas sessões técnicas para conversar diretamente com o time Microsoft e com um grande número de parceiros sobre soluções que envolvem Microsoft (em muitos casos são soluções heterogêneas).

Dê uma olhada no tamanho dessa área. Cada quadrado numerado indica o estande de um parceiro. A área central (indicada por siglas) foi reservada aos estandes da própria Microsoft.

image

No espaço reservado ao time de Desktops (sigla WCL no mapa acima) foi possível conversar com pessoas da área de Implementação, Portal técnico (Springboard), Internet Explorer 9, Virtualização de Desktops, MDOP, Windows Intune, e uma área para experimentar diferentes dispositivos rodando Windows 7.

image

Laboratórios técnicos (hands on labs)

Interessado em praticar um pouco as tecnologias que estavam sendo apresentadas ao longo do evento? Dê uma olhada no número de PCs disponíveis para executar esses laboratórios:

image

Pergunta: Vale a pena pagar para ir em a um evento sabendo que o conteúdo das sessões técnicas será liberado gratuitamente?

Resposta: Sim, e muito! As sessões técnicas são sem dúvida parte importante do evento, mas a experiência completa vai além disso. Se você tiver oportunidade de ir a algum Microsoft TechEd, vá!

Aos que forem ao TechEd Brasil 2011 a dica é: traga suas dúvidas mais profundas e venha preparado para tomar nota de muita coisa. Aproveite ao máximo o contato com os palestrantes, parceiros e time Microsoft.

Parte do conteúdo da edição EUA será replicado/adaptado, bem como o conteúdo de outros grandes eventos como o MMS (gerenciamento) e PDC (desenvolvimento).

Nos veremos lá! http://www.techedbrasil.com.br

image

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: