Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Windows 7 64-bit vs. 32-bit


64-bitVocê conhece as vantagens e desvantagens em adotar o Windows 7 64-bit (x64) ao invés da arquitetura 32-bit (x86)?

Recentemente eu escrevi a respeito do comparativo entre o Internet Explorer 64-bit vs. 32-bit. Esse resultado você acompanha em http://bit.ly/ie9-x64.

No entanto, no caso do Windows 7 a edição 64-bit traz mais benefícios além de reconhecer mais memória RAM do que a edição 32-bit.

Vamos cobrir esses pontos (prós e contras) na relação abaixo:

Vantagens do Windows 7 64-bit:

  • Suporta até 192GB de RAM
    Hoje em dia é comum boa parte dos novos PCs saírem de fábrica com 4GB de RAM, mas na arquitetura 32-bit o máximo que o Windows reconhece é 3.5GB: http://blogs.technet.com/b/markrussinovich/archive/2008/07/21/3092070.aspxPara as edições Enterprise, Ultimate e Professional esse limite sobe para 192GB de RAM nas arquitetura 64-bit.
  • Kernel Patch Protection (PatchGuard)
    Protege a integridade do kernel do Sistema Operacional, evitando que softwares de “terceiros” atualize/interfira nas funcionalidades básicas do kernel. Na edição x86 isso tecnicamente é possível, mas no x64 a barreira é maior.Isso mantém o PC mais estável/confiável, reduzindo: tela azul (faz tempo que não vejo uma…), rootkits, falhas de confiabilidade, etc…
  • Data Execution Prevention (DEP) via hardware
    O DEP já existe no Windows 7 32-bit, mas na edição 64-bit ele é implementado na camada de hardware, com mais segurança. Basicamente ele define que o que for alocado em espaço de memória sem a flag “executátel” não deve ser executado.Parece simples, mas parte das tentativas de ataque ao Windows são de softwares tentando executar código em local não apropriado em memória.
  • Exige Drivers assinados
    Todos os drivers em modo kernel (existe driver em modo usuário) devem ser assinados para Windows 64-bit, caso contrário não poderão ser instalados ou carregados.Para alguns isso pode ser visto como desvantagem, mas como na prática isso evita “empurrar” qualquer tipo de driver, um PC com Windows 7 64-bit tende a ser mais confiável do que um PC com Windows 7 32-bit.
  • Office 2010 64-bit
    O Office 2010 é o primeiro da família Office disponível nas edições 32-bit e 64-bit. Além do maior suporte à memória RAM ele permite, por exemplo, planilhas em Excel com mais de 2GB de tamanho e suporte a arquivos de Project mais complexos.
  • Suporta Unified Extensible Firmware Interface (UEFI)
    O UEFI é uma tecnologia que veio para substituir o atual modelo BIOS. Esse recurso depende do hardware, e dentre os principais benefícios podemos listar:. Suporta HD com maior tamanho: BIOS suporta HD de até 2.2TB e 4 partições primárias. UEFI suporta HD de até 16.8 milhões de TB e 100 partições por disco (suporta fazer boot a partir desse disco).
    .Menor tempo de startup, shutdown, hibernação, retomada: as etapas processo de boot são mais enxutas, e com maior taxa de leitura dos dados do HD durante o boot. O resultado você pode conferir nessa demonstração:

    Para mais informações sobre UEFI acesse http://www.microsoft.com/whdc/system/platform/firmware/UEFI_Windows.mspx.

Desvantagens do Windows 7 64-bit

  • Compatiblidade de Aplicações
    Não suporta aplicações 16-bit. As alternativas nesse caso são: usar Terminal Services baseado em Windows Server x86 ou virtualização local de desktops com o XP Mode/MED-V. O Application Compatibility Toolkit (ferramenta gratuita da Microsoft) pode te ajudar a identificar a arquitetura das aplicações.. Aplicações de baixo nível precisam de versão x64: antivirus, firewall, alguns clientes VPN.
    . Administração: os scripts de logon ou arquivos de lote precisam identificar a arquitetura do Windows porque há diferenças em algumas pastas como: C:\Program Files vs. C:\Program Files (x86), C:\Windows\System32 vs. C:\Windows\SysWOW64
    . Compatibilidade de plugins: Se você usar o Office 64-bits também vai precisar dos plugins na mesma arquitetura.
  • Compatibilidade de Drivers
    Por um lado a exigência por drivers assinados aumenta a confiabilidade do sistema, mas para fins de compatibilidade isso reduz o universo de dispositivos compatíveis com arquitetura x64. Isso afeta principalmente PCs ou dispositivos mais antigos.

Conclusão:

Se você tem pelo menos 4GB de RAM e seus dispositivos já têm drivers x64 não tenha dúvidas, vá para o Windows 7 64-bit.

Lembre-se que você pode recorrer ao XP Mode ou MED-V v2 caso precise usar softwares não compatíveis ou dispositivos USB sem driver 64-bit (ambos têm redireção de porta USB para dentro da máquina virtual).

Material de apoio:

10 Respostas para “Windows 7 64-bit vs. 32-bit

  1. Sidinei Mancini Junior 12/05/2011 às 16:02

    Otimo Post! Muito obrigado pelos esclarecimentos!

  2. Pedro 24/05/2011 às 11:24

    Muito Obrigado pelo apoio…

  3. Samuel 04/08/2011 às 15:10

    o office 2010 32 bits pode está instalado no sistema de 64 bits?

      • Antonio Skykowsk 10/08/2011 às 20:13

        Olá marcelo, inicialmemete me desculpo por está usando esta via, sei que não é a correta.
        Vamos lá a questão, e espero que vc possa me ajudar a resolver.
        Estou com um positivo sim com 8gb ddr3, c i7 2620M, windows 7 home premium.
        Quetão: ele gasta 80seg em média para abrir totalmente, e isso somente o windows instalado e o norton antvirus que já vem pré instalado.
        Espero que me ajude.

        Tenha uma boa noite.

        Antonio Skykowsk..

      • marcelomatias 10/08/2011 às 20:32

        Antonio, no visualizador de eventos do Windows 7 existe um filtro para eventos relacionados com desempenho, mostrando o tempo gasto para carregar aplicativos e drivers.

        Além disso, quando você abre a tela de “Informações e Ferramentas de Desempenho” pelo menu iniciar (ou painel de controle) existe do lado esquerdo um link “ferramentas avançadas”, que mostra logo na parte superior alguns alertas relacionados com isso.

        No seu caso como o notebook está apresentando lentidão mesmo com a instalação original de fábrica eu recomendo que você acione o suporte técnico do fabricante.

        Marcelo

  4. Antonio Skykowsk 10/08/2011 às 20:48

    Eu já acionei a asistência, e nada fizeram, me disseram que eu entrasse em contato com o desenvolvedor do sistema.
    Não tive argumentos mediante a esta resposta.

    Muito obrigado pelas informações, e lhe desejo ainda mais sucesso.

    Antonio.

    • marcelomatias 10/08/2011 às 22:01

      Antonio, se esse notebook já veio de fábrica com Windows 7 instalado o suporte é direto com o fabricante do hardware. Se o tempo de boot de 80 segundos for considerado “normal” por eles em decorrência dos drivers, qualidade do hardware e softwares pré-instalados, realmente não há o que argumentar.
      Fica a dica de você avaliar as informações contidas no “visualizador de eventos” para saber o que está comprometendo o tempo de boot.

  5. carlos 07/11/2011 às 16:06

    Aí, Estou com um jogo que é feito Para 32bits Mais o meu pc é 64bits Tem algum Programa para mim jogar ele no 64bits ?

    ( O nome do Jogo é City Bus Simulator 2010 New York

    • marcelomatias 07/11/2011 às 19:21

      Carlos, por padrão se o aplicativo roda no Windows 7 32-bits ele deveria rodar no Windows 7 64-bits. Você deve ter problemas se existir componentes 16-bits (como o software de instalação, por exemplo).

      Nesse caso eu recomendo que você acione o suporte do fabricante desse jogo para ver se há algum problema conhecido quanto a isso.

      Marcelo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: