Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Plataforma de Solução de Problemas no Windows 7


remote-technical[1]Se você trabalha com suporte técnico sabe da dificuldade em conhecer todos os procedimentos para um bom diagnóstico e reparo quando surge algum problema nos PCs, principalmente em ambientes com pouco (ou nenhum) controle.

O Windows 7 tem um recurso para facilitar esse trabalho, capaz de tornar mais eficiente o processo de suporte ao usuário final e aumentar a satisfação do seu atendimento. Chama-se Plataforma de Solução de Problemas (Windows Troubleshooting Platform).

Nesse artigo vamos contemplar:

  1. O que é a Plataforma de Solução de Problemas
  2. Como acionar os pacotes de diagnóstico e solução de problemas
  3. Como criar seu próprio pacote (visão geral)

1. O que é a Plataforma de Solução de Problemas

É um recurso nativo do Windows 7 composto por três componentes que permitem, através de assistentes gráficos, facilitar a solução de problemas que normalmente envolvem tarefas complexas para o usuário final. Esses três componentes são:

  • Windows Troubleshooting Packs (pacotes de diagnóstico e reparo): É uma combinação de scripts PowerShell e metadados XLM que:
    • Identifica as possíveis causas do problema
    • Para cada causa encontrada executa ações de reparo
    • Verifica se o reparo foi realizado com sucesso
  • Windows troubleshooting engine: Interpreta os pacotes de diagnóstico e reparo e coordena a comunicação entre o usuário e o sistema
  • Troubleshooting Wizard: É a interface gráfica usada para ajudar a resolver o problema (com interatividade se necessário)

O Windows 7 já acompanha vários desses pacotes. Confira abaixo como acioná-los.

2. Como acionar os pacotes de diagnóstico e solução de problemas

Uma das formas que costumo demonstrar esse recurso é gerando um problema com o sistema de áudio. Para isso abra o Prompt de Comandos como administrator e execute net stop audiosrv

Logo em seguida tente abrir algum arquivo de música pelo Windows Media Player. Você deve receber a seguinte mensagem de erro:

image

Note que na área de notificações, próximo ao relógio do Windows, o ícone de controle do volume do som está com um ‘X’. Clique em cima desse ícone no seu PC para ver o que acontece.

image

Um assistente será carregado automaticamente para diagnosticar e reparar esse problema. Esse já é um exemplo da Plataforma de Solução de Problemas em ação.

image

Siga o assistente até o final para que a devida correção seja realizada (o serviço de áudio vai ser reiniciado automaticamente).

Um caso mais comum é quando há algum problema de rede. São tantas as variáveis que o processo de diagnóstico requer certos conhecimentos que o usuário final geralmente não tem. Se você já presenciou a seguinte mensagem de erro saiba que ao clicar no botão “Diagnosticar Problemas de Conexão” o respectivo pacote de diagnóstico e solução de problemas será acionado. É outro exemplo da Plataforma de Solução de Problemas em ação.

image

Confira na tela abaixo o que o assistente indicou como o problema no caso da falha acima (sim, ele estava certo):

image

Para você acionar manualmente esses pacotes clique no Menu Iniciar do Windows, digite “Problema” e selecione “Solução de problemas”

image

Na tela a seguir clique em “Exibir tudo” e confira a lista que atualmente contém 23 pacotes, cobrindo problemas sobre: Rede, Desempenho, Indexação, Áudio, Impressora (execute esse pacote, vale a pena), entre outros… (clique na imagem para ver em tamanho real).

image

3. Como criar seu próprio pacote (visão geral)

Uma das principais características dessa plataforma é permitir a criação de novos pacotes. Isso permite que você possa, por exemplo, facilitar a correção de problemas com as aplicações de negócio usadas pela sua organização.

É importante avisar que isso não é um processo trivial. Se você tem interesse no desenvolvimento de scripts vai adorar isso.

  • O primeiro passo é estudar (e muito) PowerShell, a linguagem de script usada como base nesse processo.
  • O próximo passo é identificar se sua aplicação pode ser diagnosticada, reparada e verificada com base no que o PowerShell permite (é difícil encontrar algo que não dê pra fazer com ele…).
  • O terceiro passo é instalar o “Windows Troubleshooting Pack Designer”, disponível no Windows 7 SDK (Software Deployment Kit) através do endereço http://msdn.microsoft.com/en-us/windows/bb980924.aspx

Veja um exemplo (em Inglês) da criação de um desses pacotes: http://www.withinwindows.com/2009/01/12/crash-course-on-authoring-windows-7-troubleshooting-packs/

Minha sugestão é estudar, além da biblioteca MSDN, os próprios pacotes que já estão no Windows 7. Para isso abra no Windows Explorer a pasta %SystemRoot%\diagnostics e boa diversão!

5 Respostas para “Plataforma de Solução de Problemas no Windows 7

  1. Vinicius Perrott 11/04/2011 às 09:17

    Vivendo e aprendendo!

    Não sabia que a Plataformas de Soluções funcionava assim!

    Valeu Grande Mestre.

    @viniciusperrott

  2. Luiz 11/04/2011 às 12:41

    valeu!!!!!!

    @lccsjr

  3. Cleber 02/06/2013 às 13:40

    meu som não reproduz tenho o sistema funcionando mais não sai som uso o sistema era XP e formatei para Windows 7 um colega falou que iria funcionar só no XP

  4. Cleber Garzaro 19/03/2015 às 12:28

    valeu Marcelo estava comproblemas com o adptador de video pci e suas informacaoes me ajudaram

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: