Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

RSAT para Windows 7 SP1 (Ferramentas de Administração de Servidor Remoto)


imageEstá disponível para download o RSAT (Remote Server Administration Tools), Ferramentas de Administração de Servidor Remoto, para PCs que já estão com Windows 7 SP1

O RSAT estende as “Ferramentas Administrativas” do Windows 7 com as opções para gerenciamento de recursos do Windows Server (inclusive 2008 R2) como:

  • Gerenciamento de GPOs/Group Policy Preferences
  • Gerenciamento de Usuários e Computadores no Active Directory
  • Gerenciador do Servidor Web (IIS)
  • Gerenciador do Hyper-V (com suporte a Dynamic Memory e RemoteFX), entre outros…

Se você ainda usa Windows Server 2003 como Domain Controller mas quer gerenciar as novas GPOs de Windows 7 o RSAT é o caminho.

Segue abaixo o link para download e o processo de instalação/ativação caso você ainda não o conheça.

  1. Faça o download do RSAT para Windows 7 SP1 através do link http://bit.ly/w7rsatbr, respeitando o idioma e arquitetura da sua versão de Windows.
  2. Instale esse pacote no seu PC.
  3. Clique no botão Iniciar do Windows 7, digite Ativar Recursos e selecione “Ativar ou desativar recursos do Windows” .
  4. Marque as opções desejadas em “Ferramentas de Administração de Servidor Remoto”, como na figura abaixo (você pode aproveitar e habilitar outros recursos como o Cliente Telnet) e clique em OK:

image

Após a instalação do RSAT por padrão o atalho para Ferramentas Administrativas já deve aparecer no seu Menu Iniciar do Windows, mas se não for o seu caso siga o procedimento abaixo:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e escolha propriedades
    image
  2. Clique na aba Menu Iniciar e pressione “Personalizar”
    image
  3. Localize o item “Ferramentas administrativas do sistema” e marque a opção desejada (Exibir no menu Todos os Programas e no menu Iniciar)
    image

Ao final desse processo você já terá as opções disponíveis como na figura abaixo (clique para ver no tamanho original):
RSAT

18 Respostas para “RSAT para Windows 7 SP1 (Ferramentas de Administração de Servidor Remoto)

  1. Pedro 19/04/2011 às 19:26

    Olá Marcelo,
    Eu estou usando isso, excelente ! Mas assim. Hoje tenho 5 sites, e tenho mais equipes de T.I entre os sites. O que eu queria fazer é: Apenas o grupo acessar somente o Hyper-v de cada um por exemplo. É possível criar essa restrição ? Pois hoje quem instalar o RSAT todos acessam todos os servidores normalmente.

    Obrigado,

    Pedro.

    • marcelomatias 19/04/2011 às 22:19

      Se todos na sua equipe de TI têm acesso administrativo em todos os servidores automaticamente todos conseguem administrá-los pelo RSAT.

      Se quer restringir o acesso administrativo em determinados servidores você precisa definir isso no próprio servidor, no grupo local de administradores.

      Se a sua preocupação é delegar acesso administrativo às máquinas virtuais eu recomendo o System Center Virtual Machine Manager. O portal de auto-atendimento é uma ótima forma de controlar o acesso ao ambiente virtual.

  2. Bruno Cruz 04/07/2011 às 08:07

    Marcelo,
    Presto serviço pra alguns clientes, e esta ferramenta seria de grande utilidade para mim.
    No meu caso, meu notebook é minha estação de trabalho em todos os clientes, mas não consigo fazer com que a ferramenta instalada acesse o domínio do meu cliente.
    Acredito que seja por não ser um micro cadastrado no domínio.
    Existe alguma forma de alterar isto?

    Grato

    • marcelomatias 04/07/2011 às 13:47

      Bruno, o ideal é o prestador de serviço fazer a manutenção através de algum terminal do próprio cliente (desktop, servidor…via conexão direta ou VPN).

      Tecnicamente você poderia testar chamar as consoles do RSAT através da ferramenta RUNAS (prompt de comandos) com outra credencial, mas pensando no aspecto de segurança eu não recomendo.

      Marcelo

  3. Wisley Brito 04/01/2012 às 10:15

    Olá Marcelo ,
    efetuei o procedimento conforme mencionado , porém a ferramenta “gerenciador de servidores” não esta funcionando . Quando abro este recurso abre uma janela para inserir o nome do computador a ser gerenciado , porém não habilita os campos de procura e nem deixa eu setar o nome ou ip do servidor que quero conectar.

    se puder ajudar ficarei grato !,

    Wisley Brito

  4. Larissa 01/08/2012 às 16:51

    Queria tirar uma dúvida, eu consegui instalar o RSAT em uma máquina com Windows 7, mas em outra o instalador dá o erro: O instalador encontrou um erro: 0x8007000d
    Os dados são inválidos.
    Já deparou com isso? Eu não consegui encontrar nenhuma solução para este erro.

  5. Felipe de Souza Fontana 26/09/2012 às 13:00

    não consigo instalar o RSAT, diz que esta atualização não pode ser aplicada no meu sistema, mas tudo este dentro do padrão, já aconteceu isso com alguém ?

    • marcelomatias 27/09/2012 às 08:53

      Eu só vi casos assim ao tentar instalar a primeira versão do RSAT para Windows 7 em PCs já com o W7 SP1 instalado. Depois que lançaram a versão do RSAT para W7 com SP1 isso foi resolvido.

  6. Francisco Jorge 24/10/2013 às 14:44

    Marcelo blz?
    Quero tirar 2 duvidas com vc:
    1 – Tenho o RSAT em uma maquina windows 7 pq meu windows e server 2003 x64 nao aceita o GPMC e nisso estou gerenciando por ela. Mas o que quero saber é se precisar instalar em outra maquina caso a minha de problema as politicas criadas vao ficar intactas? e nao corro risco de perder nenhuma politica? Vi uma resposta acima similar a isso, mas resolvi perguntar novemente.

    2 – O Rsat da muita falta de comunicação com o AD e fica dando dominio nao inexistente ou falta de comunicação isso é normal ou a problema nisso? Ate que estou aprendendo a conviver com isso.

    Vlw…

    • marcelomatias 25/10/2013 às 14:32

      Basta instalar o RSAT em outro PC, sem problemas. As informações ficam armazenadas no servidor, e não das estações de trabalho.

      Quanto ao erro, é comum ver mensagens de erro para coletar dados do controlador de domínio, mas nada que afeta a gestão das GPOs.

      Vale lembrar que o suporte ao Windows Server 2003 acaba no dia 14/Julho/2015, portanto é bom já ir pensando no plano de migração.

      Marcelo

  7. Jorge LL Neves 08/08/2014 às 15:41

    O MEU WINDOWS 7 – 64 Bits, NÃO ACEITOU A INSTALAÇÃO DO ARQUIVO RSAT, POR QUE SERÁ! é versão Home Basic 64 Bits

    • marcelomatias 21/08/2014 às 18:13

      Jorge, segundo informação que consta no site para download dessa ferramenta ela não deve ser instalada em edição doméstica do Windows:

      “As Ferramentas de Administração de Servidor Remoto para Windows 7 com SP1 podem ser instaladas em computadores que estão executando as edições Enterprise, Professional ou Ultimate do Windows 7 ou do Windows 7 com SP1. Este software pode ser instalado SOMENTE em computadores que usam as edições Enterprise, Professional, ou Ultimate do Windows 7 ou Windows 7 com SP1”

  8. Jorge LL Neves 08/08/2014 às 15:47

    Meu problema esta na instalação de impressora da HP, aceita a instalação, não aparece, no painel de Disdpositivos e impressora e não aceita instalação por lá, ao tentar instalar pelo aplicativo informa: OS CONTROLADORES DE DOMINIO DO ACTIVE DIRECTORY NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS ATUALMENTE

    • marcelomatias 21/08/2014 às 18:14

      Jorge, eu não entendi a relação da instalação da sua impressora HP com o controlador de domínio, ainda mais porque o seu Windows é edição doméstica, portanto não suporta ingresso em domínio.

      Sendo um problema com instalação de impressora HP eu recomendo que você acione o respectivo suporte técnico para apoio.

  9. Renan Heitor 28/08/2014 às 17:42

    Ola Marcelo,

    Estou com o mesmo problema do Wisley, instalei o RSAT, e segui os passos descritos no “http://technet.microsoft.com/pt-BR/library/dd759202.aspx#BKMK_windows” para habilitar o gerenciamento remoto de servidores no Windows 2008 r2 que desejo gerenciar. Porém quando abro o Gerenciador de Servidores no Windows 7 PRO x86, o mesmo desabilita a opção de selecionar o computador a ser gerenciado.
    Poderia me ajudar?
    Desde já agradeço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: