Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Conheça o Windows Thin PC


WinThinPC_v_rgbVocê está pensando em padronizar seu parque de PCs com Windows 7 para melhorar a experiência do usuário, aumentar a segurança e ter mais controle? Ótimo!

Nem todos os seus PCs atuais suportam o Windows 7? Calma…

A Microsoft desenvolveu um produto chamado Windows Thin PC: uma versão enxuta do Windows 7 que permite estender a vida útil de PCs antigos, transformando-os em ThinClients.

Isso permite continuar usando esses PCs para acessar aplicações web, aplicações remotas (ex.: RemoteApp) ou área de trabalho remota, seja RDS (antigo Terminal Services) ou VDI.

A tela abaixo mostra o baixo consumo de disco (<3GB) e memória RAM dessa versão (clique na imagem para ver em tamanho original):

image

Um produto similar já existe há um tempo, chamado Windows Fundamentals for Legacy PCs (WinFLP), só que baseado no Windows XP.

Algumas vantagens de usar o Windows Thin PC em relação ao WinFLP:

  • Mais segurança: contém a base de segurança do Windows 7 Enterprise, incluindo criptografia de disco bitlocker
  • Mais controle: Windows PowerShell e integração com o System Center Configuration Manager (SCCM)
  • Novos recursos: Suporta RemoteFX para melhorar a experiência de acesso à área de trabalho remota (VDI)
  • Filtro contra gravação pode proteger a instalação do Windows contra alterações feitas pelos usuários
  • Filtro para o teclado (para bloquear o Ctrl+Alt+Del quando necessário, por exemplo)

O download já disponível no site de download de produtos para clientes que tem contrato por volume, além de assinantes TechNet. A versão Release Candidate (RC) não está mais disponível para download.

Quem pode usá-lo? Esse produto é mais um benefício do contrato de Software Assurance da Microsoft (o mesmo que dá acesso ao Windows 7 Enterprise http://bit.ly/w7comp e MDOP http://bit.ly/w7mdop).

Para mais informações acesse o portal do produto em http://www.microsoft.com/wintpc.

Antes de usar o Windows Thin PC conheça as regras de uso em http://j.mp/wtpc-lic.

Algumas telas do processo de instalação (clique na figura para ver no tamanho original):

imageimageimageimageimageimage

9 Respostas para “Conheça o Windows Thin PC

  1. jorge anargyrou 06/08/2011 às 00:09

    Ola Marcelo.. otimo blog, com muitas novidades e informaçoes uteis para nosso dia a dia.
    Gostaria de saber se vc poderia me ajudar… tenho a necessidade de instalaçao de windows em equipamentos ( NET BOOKS ), q nao possuem disco rigido, possuem cartao de memoria de 4 gb ( card reader ) como fonte de armazenamento de sistema operacional, contudo nao consigo fazer a instalação nem do xp thin como do seven, ja que os mesmos nao dao suporte para instalaçao em disco que nao sejam fisicos na maq.
    Mas como sao para equipamentos de baixa performance e capacidade imaginei que seria uma das possibilidades para instalaçao nesses equipamentos.
    a configuraçao dos mesmos sao. ATOM, 512 mb ram, e “disco rigido” 4gb – CardReader. – originalmente com sistema LINUX.

    Fazendo a tentativa de instalaçao de xp tradicional, atraves de cd rom USB, ele reconhece o cardreader e faz o primeiro passo de instalaçao do xp – reconhece o “disco rigido” formata e faz a copia dos arquivoS necessarios para a instalação, só que no proximo boot , onde entraria na tela grafica pra dar sequencia surge a fatal TELA AZUL.

    Com o xp thin nao reconhece o cartao para a instalaçao do sistema.

    Com o seven thin nao reconhece o cartao para instalação do sistema.

    Vc poderia me ajudar para que consigo instalar S.O nesses equipamentos?

    Obs. Consegui apenas atraves de Windows Pe. , seria uma possibiliade interessante ja que a cada boot inica limpo – sem virus – ou modificaçoes indesejaveis.
    Só que nao consigo personalizar com os aplicativos necessarios para o cliente – office, msn, compactadores etc.

    fico muito grato pela sua atençao.

    Jorge

    • marcelomatias 06/08/2011 às 14:20

      Jorge, o Windows ThinPC e Windows Fundamentals for Legacy PCs servem para transformar os PCs antigos em thinclients, acessando apenas aplicativos hospedados em servidores (Terminal Services ou VDI). Qualquer uso diferente disso é ilegal.
      O Windows PE só deve ser usado para pré-instalação do Windows ou para diagnóstico/reparo. Qualquer uso diferente disso é ilegal.
      Os primeiros netbooks com Windows XP Home tinham 4GB de memória flash. Os fabricantes de hardware tinham essa versão especial para uso nesse tipo de hardware (Ultra Low Cost PC).
      Se o seu cliente precisa de uma versão de Windows para uso comercial é preciso comprar o Windows 7 Professional, atualmente custando entre R$ 550/630.

      Eu pessoalmente, nesse caso, indico a compra de um novo PC.

      Veja esse exemplo: R$ 1800 (10x sem juros) por um notebook “de marca” com Intel Core i3, Windows 7 Pro, 4GB de RAM, HD 500GB SATA 7200 RPM, Tela LED 14″, leitor de impressão digital, gravador de DVD, webcam

      Marcelo

  2. jorge anargyrou 06/08/2011 às 17:31

    Obrigado Marcelo pela pronta resposta.
    Entao a ideia era utirlizar o windows fundamentals, acessando o servidor, mas nao consigo instalar essa versao – nem do xp – e tbm do seven – nesses net, ja que nao reconhecem o cardreader, vc teria uma ideia de como fazer a instalaçao em cardreader..

    grato. pela sua ajuda.

    • marcelomatias 06/08/2011 às 21:05

      Jorge, eu não tenho esse procedimento. Sinceramente até hoje nunca vi um caso em que isso fosse viável em netbooks como esse, já em uso.
      Você conhece o procedimento para licenciar o Windows Fundamentals/ThinPC para esse netbook?
      Você tem certeza de que seu cliente está disposto a pagar isso para continuar usando esse hardware?
      Se isso está gerando uma insatisfação ao seu cliente, por favor, entre em contato com algum parceiro Microsoft para que essa situação possa ser esclarecida corretamente.

  3. jorge anargyrou 10/08/2011 às 22:08

    Ola, desculpe a demora para retorno, estive em viagem…Mais uma vez agraceço sua pronta resposta.
    Deixa explicar a situação, meu cliente possui +- 1200 nets que ele importou para utilizaçao em sua escola, vieram sem sistema operacinal, ele acreditava ou foi informado no ato da compra que seria facil a instalação de s.o. windows.
    Qdo adquiriu 2 licensas de xp para o feito, ele se deparou com esse problemao na hora de instalaçao do mesmo, onde ele me contatou para a soluçao; ja se passaram 6 meses nessa luta sem sucesso.
    Foi qdo sujeri a ele a utilizaçao do windows fundamentals, ja que tbm seria interessante para a performance dos equipamentos e do espaço utilizado pelo sistema, em torno de 2gb com os programas que tem necessidade.
    Como nao obtive sucesso na instalaçao ja q o sistema nao reconhece o cardreader como HD,
    tive a ideia de utilizar outra forma de funcionamento:
    live Cd do seven – utilizei a ferramenta Windows 7 USB DVD gerando um boot com o sistema DaRT70_32Bits , mas trocando a imagem do sistema,( boot.wim ) por uma imagem feita de outro hd com o sistema e programas necessarios, mas apresenta o seguinte erro na inicializaçao :RAMDISK DEVICE FAILED DUE TO INSUFFICIENT MEMROY, mesmo trocando o card reader de 4 por um de 8 gb, a imagem tem o tamanho de 800 megas, e o sistema completo 2.8 gb .
    O live cd seria tbm uma forma interessante, ja que o sistema sempre iria inicar limpo, sem problemas de virus ou má utilizaçao dos alunos.
    Seria essa a soluçao mais “facil” para a soluçao do problema,,,, vc poderia me ajudar nesta empreitada….
    grato pela sua atençao.

    • marcelomatias 11/08/2011 às 07:22

      Jorge, a única forma suportada (que eu conheço) de você ter um Windows XP instalado em cartão SD é quando isso é feito pelo fabricante do hardware. Nesse caso todo o suporte ao Windows XP fica nas mãos desse fabricante.

      Qualquer procedimento que você possa encontrar na internet com essa finalidade não é suportado pela Microsoft, e portanto, eu não incentivo.

      Mesmo considerando a instalação do Windows XP + Office nesses dispositivos você ficaria com alguns MB livres… Dependendo da versão do Office nem caberia nesse cartão SD.

      É bom lembrar também que o Windows XP perderá suporte total da Microsoft em 2014. Qualquer ambiente em rede que usar o Windows XP após essa data correrá riscos de segurança.

      Um ambiente que eu vejo como suportado nesse caso é usar o netbook como thinclient para acessar ambiente Windows hospedado em servidores (Terminal Services ou VDI).

      A Citrix tem solução (XenDesktop e XenApp) que permite usar como terminal dispositivos como o do seu cliente, mesmo sem HD (carrega o cliente Citrix através de boot pxe).

      Marcelo

      • jorge anargyrou 14/08/2011 às 16:29

        grato pela sua atençao, vou me reunir com a empresa e discutir novos rumos..
        abçs

  4. roger 16/08/2011 às 17:37

    Opcao interessante: Instalar um mini-linux neste netbook, ja carregando na inicializacao um ambiente desktop semelhante ao windows.

  5. Rosildo Santos 24/08/2014 às 08:48

    Bom dia, Estou precisando no momento é de instalar um sistema em pc que não tenha area de trabalho, que acesse um wts direto do nosso servidor windows 2008 e windows 2012. como se elas fossem um thin client.
    Pode me ajudar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: