Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Dicas de uso sobre a ferramenta Robocopy


Sempre que preciso copiar vários arquivos (ou arquivos enormes) entre partições, HD externo ou pastas compartilhadas em rede eu uso o Robocopy. Ele está disponível desde o Resource Kit do Windows NT e nativamente desde o Windows Vista / Server 2008 e posteriores.

imagePor padrão o Robocopy é uma ferramenta de sincronismo de pastas, isto é, se um determinado arquivo do ponto A (origem) já existir no ponto B (destino) ele não será copiado novamente (a menos que o arquivo do ponto A sofra alguma modificação). Portanto também é uma interessante forma de backup.

O propósito desse artigo é demonstrar o uso do robocopy em dois cenários que encontro com facilidade em ambiente corporativo:

  • Replicação de arquivos/pastas quando temos um link lento/instável entre a origem e o destino
  • Arquivar (mover) arquivos antigos de um file server para um HD USB (ou para outro local)

Mesmo se você já for usuário do Robocopy vale a pena consultar a documentação recente para conhecer as novas funcionalidades.

Para as dicas abaixo eu estou considerando alguns recursos disponíveis no Robocopy que vem no Windows 7 / Windows Server 2008 R2 (alguns parâmetros podem não funcionar em versões anteriores):

Cenário 1: Replicação de arquivos/pastas quando temos um link lento/instável entre a origem e o destino

Se você precisa replicar todo o conteúdo de uma determinada pasta compartilhada em rede (ex.: \\SERVIDOR\Conteudo\Dados) para o seu HD USB (ex.: E:\Download) através de um link lento, ou não muito confiável, minha sugestão é executar o Robocopy a partir de um arquivo .CMD, possibilitando sincronizar todo o conteúdo mesmo que durante o processo de cópia ocorra algum problema com a rede.

Crie um arquivo Download.CMD a partir do bloco de notas com o seguinte conteúdo:

:1
ROBOCOPY “\\SERVIDOR\Conteudo\Dados” “E:\Download\Dados” /MIR /MT:10 /Z /R:2 /W:2
goto 1

A única utilidade desse arquivo .CMD é executar o Robocopy em loop para recomeçar de onde parar o processo de cópia (argumento /Z) se houver problemas com a rede ou com algum dos PCs/Servidores. Se houver falha na cópia de algum arquivo duas tentativas serão realizadas (parâmetro /R:2), com um intervalo de 2 segundos entre elas (parâmetro /W:2). O parâmetro /MT:10 (novidade) permite cópia multi-thread (quem usa RichCopy adora isso) de 10 arquivos em paralelo (e não apenas um arquivo por vez).

Cuidado com o parâmetro /MIR, pois ele espelha todo o conteúdo, inclusive pastas/subpastas. Se na pasta origem, por exemplo, você tem 10 arquivos a pasta destino terá os mesmo 10 arquivos. Se você copiar algum arquivo extra no destino e rodar o comando novamente esse arquivo extra será apagado (porque não existe na origem). Se você quiser apenas uma cópia “incremental”, mantendo os atuais arquivos na pasta destino substitua o /MIR pelo /E.

Parâmetros extras:

  • /XF *.mp3 – ignora arquivos com extensão .MP3
  • /XD temp – ignora pastas com o nome “temp”
  • /COPYALL – copia todos os atributos dos arquivos como data/hora, segurança…

Dica extra: Quer controlar a data/horário de início do robocopy, além de duração máxima de sua execução (por exemplo, agendar um download/upload apenas em horário não comercial)? Use o Agendador de Tarefas do Windows (Task Scheduler).

Cenário 2: Arquivar (mover) arquivos antigos de um file server para um HD USB (ou para outro local)

Suponha que temos a necessidade de arquivar (mover) todos os arquivos com mais de 3 anos de uma pasta \\SERVIDOR\Docs para a pasta E:\Docs. A sintaxe seria:

ROBOCOPY “\\SERVIDOR\Docs” “E:\Docs” /MOVE /E /R:2 /W:2 /MINAGE:20080309 /LOG+:”E:\log.txt” /TEE

Esse comando vai mover (/MOVE) todos os arquivos, inclusive pastas e subpastas (/E), exceto os arquivos mais novos que 09/Março/2008 (o parâmetro /MINAGE:20080309 move os mais antigos, mantendo os mais novos), registrando todo o processo em um arquivo de log incremental (/LOG+:”E:\log.txt”). O parâmetro /TEE permite acompanhar no prompt de comandos o andamento do todo o processo de cópia (importante quando usamos algum parâmetro de log).

Como essa operação envolve a operação “mover” (copia para o destino e apaga na origem) eu recomendo incluir o parâmetro /L para simular o processo. Quando você estiver ciente de que a sintaxe está correta remova o parâmetro /L.

Para conhecer todos os parâmetros do Robocopy digite no prompt de comandos ROBOCOPY /? e bom divertimento!

Para conhecer outras ferramentas de linha de comando do Windows acesse a documentação gratuita http://bit.ly/wincmds

137 Respostas para “Dicas de uso sobre a ferramenta Robocopy

  1. ANTONIO JOSE RODRIGUES SILVA 16/03/2011 às 18:26

    Muito útil.

    • paulo cesar 23/05/2011 às 10:29

      senhores bom dia,

      gostaria de saber se tem algum comando do robocopy para copiar apenas as pastas que necessito.

      obrigado

      • marcelomatias 24/05/2011 às 12:42

        Paulo, voce pode usar o parametro XD para ignorar alguns diretorios. Explique melhor sua situação e necessidade para ver como posso ajudar.

  2. Vinicius Perrott 04/04/2011 às 11:13

    Valeu pelas dias!
    Robocopy em ação! Copiando uma pasta com 13 Gb hd externo para maquina virtual :)

    @viniciusperrott

  3. Pedro Chedid 07/04/2011 às 23:49

    bom bom….

  4. Gabriel 09/05/2011 às 10:01

    Olá,

    Estou usando ele para backupear algumas maquinas na rede, todas tem unidade D: com os arquivos que preciso, ele copia tudo tranquilo, so que oculta a pasta destino, ela existe mas oculta e cria outra pasta chamada d$ com todos os arquivos dentro dela também. Alguem sabe o que pode ser?

  5. Paulo 23/08/2011 às 11:45

    Bom dia,
    Uma Duvida
    Aqui na empresa tenho que copiar os dados de um HD do servidor de dados que esta com problemas, e que não esta sincronizando com o mirror, para outro HD.
    com este comando consigo copiar as pastas e as permissões tbm?
    ou vcs recomendam alguma outra ferramenta

  6. ercelio 13/10/2011 às 04:25

    Gostaria de saber se é possivel copiar apenas ficheiros recentes para um novo destino…isto é: ha uma semana copiei dados de um servidor antigo para um HD externo e sai de ferias…no periodo em que me encontrava de ferias, foram introduzidos novos dados no servidor antigo e gostaria de copiar apenas estes dados (actualizar os dados contidos no HD externo)…que comando devo usar?

  7. Raissa 19/10/2011 às 19:35

    Quero copiar para o meu HD Externo TUDO que está no “Meus Documentos” exceto uma subpasta dela. Como faço para colocar esse “porém”?

  8. ercelio 20/10/2011 às 04:01

    e se eu quiser excluir mais que directorio?

  9. ercelio 20/10/2011 às 04:04

    Ops…desculpe a maçada! considere a questão desnecessaria…Obrigado!

  10. Cleiton 27/10/2011 às 17:39

    Porque no final da cópia, em seguida aparece *arquivo EXTRA e continua copiando.
    O que seria esses arquivos extras?

  11. ercelio 04/11/2011 às 06:35

    Bom dia…tenho uma grande preocupação!
    Ha dias copiei ficheiros da minha maquina para um grupo de maquinas na rede usando o robocopy…Configurei um batch que carrega a lista de PCS (PC.txt) e largava os ficheiros no disco local das maquinas!
    No dia seguinte comecei a receber queixas por parte dos users a dizer que não tinham acesso ao disco local nas maquinas (c:\ is not acessible access denied)…Constatei que nessas maquinas o grupo user (local) fora eliminado (motivo pelo qual, eles não conseguem aceder ao disco)!
    O mais estranho é que o meu utilizador do dominio (o user usado na altura em que correu o batch file) aparece em todas as maquinas desta lista de PCs com full permission!

    OA questão é: o robocopy altera o GPO das maquinas?

    • marcelomatias 06/11/2011 às 22:50

      O robocopy não altera os membros dos grupos locais dos PCs. Em todo caso eu recomendo que você registre uma ocorrência com o tipo de suporte para avaliar o que pode ter acontecido. Talvez uma análise no visualizador de eventos dos PCs possa indicar a razão dessas alterações.

  12. ercelio 17/11/2011 às 09:44

    Boa tarde…
    Estou neste momento a copiar ficheiros do meu terminal para varios!
    Configurei de tal maneira que o robocopy carregue os PCs numa lista em notepad e noto que o robocopy apenas cria o log da copia (transferencia) dos ficheiros referentes ao ultimo terminal da lista de PCs!
    É possivel ou o robocopy é capaz de gerar logs para cada um dos PCs na lista, visto que se houver uma falha na copia para um PC intermediario da lista, não terei como tomar conhecimento….

    • marcelomatias 17/11/2011 às 15:51

      Uma sugestão é montar um script com base no comando FOR para executar o robocopy para cada PC (com base no seu arquivo .TXT).
      Consulte a documentação do comando FOR (FOR /? no prompt de comandos).

  13. Gustavo Araujo 23/11/2011 às 15:28

    Gostaria de fazer bkp diário de um servidor \\mg7405sr001\public para outro servidor espelho em \\mg7405sr002\public ?? Cada servidor tem o mesmo numero de Hds F:, G:, H: sendo de 50G, 300G e 500G em redundância tanto no sr001 quanto no sr002

  14. Rafael Rabello 29/12/2011 às 10:18

    Bom dia marcelo, andei conversando com um amigo sobre uma necessidade que tenho e ele me falou sobre essa ferramenta, mas não creio que irá servir, ve se vc pode me ajudar. O Cenário é o seguinte. Preciso ver a quantidade de arquivos e o tamanho total ocupado por eles no drive D do meu servidor. Preciso dessa infomação separada por ano, de 2005 até 2011. Grato desde já pela força.

    • marcelomatias 29/12/2011 às 12:20

      Rafael, o Robocopy pode te ajudar com isso sim. Veja a sintaxe do cenário 2, só que ao invés de usar o /MINAGE use o /MAXAGE. Como a sua necessiade é apenas listar, e não mover, inclua o parâmetro /L (simulação) e veja o resultado.

  15. wilmar borges leal junior 25/01/2012 às 11:38

    Amigo

    como faço para copiar os dados da Partição e:

    eu coloco “e:\” “e:” “e” e nada, tenho muitos dados na outra partição preciso copiar tabmem com robocopy,

    *seguindo seu tutorial, eu acabei melhorando o uso do robocopy, usando variavel de ambiente no dos, ficou muito legal, o script, pra backup de dados do computador local para um HD so de backup que fica no servidor, a pessoa toda vez que faz logon no Windows, aparece a opção se deseja fazer backup agora 1 ou sair 2,

    valeu pelas dicas ai

    wilmarleal@gmail.com * se puder me responder por aqui

    abraço

    net use g: \\servidor\g$
    set COMPUTADOR=”g:\Compuador01″
    @REM SEGUNDA PARTICAO
    robocopy “E:\” “%COMPUTADOR%\PARTICAO2” “%COMANDO_ROBOCOPY%”

  16. wilmar borges leal junior 25/01/2012 às 12:18

    NÃO SEI PORQUE CARGAS D’AGUA, MAIS DEU CERTO AQUI, Agora está copiando tudo, muito bom, ficou, graças as dicas postadas, valeu….

  17. mabote 27/01/2012 às 03:48

    Bom dia…
    Gostaria de saber que comandos (switches) uso de modo a que possa copiar ficheiros da origem e zipar os mesmos no destino!

    • marcelomatias 31/01/2012 às 11:42

      mabote, infelizmente o robocopy não suporta esse procedimento. Comparar ficheiros da origem com outros dentro de arquivos zipados traz uma complexidade extra para o processo de comparação ao longo da cópia.

  18. mabote 31/01/2012 às 11:44

    Marcelo,
    não pretendo comparar os ficheiros na origem vs destino…nao!
    O que pretendo é copiar da origem e zipar no destino…!

    • marcelomatias 02/02/2012 às 11:05

      O processo de cópia do robocopy inclui processo de comparação entre o conteúdo da origem e destino.

      • ClaudioArruda 16/07/2012 às 22:24

        Marcelo, preciso usar o robocopy para copiar um arquivo da pasta origem, onde o arquivo sempre é criado toda hora, ou seja, toda hora tenho um arquivo novo. Na pasta de destino ela sempre vai conter o último arquivo da última hora e depois de transmitido o arquivo a pasta de destino sempre estará vazia. Consigo isso com o robocopy?

      • marcelomatias 18/07/2012 às 11:50

        Claudio, voce pode usar o Agendador de Tarefas do Windows para disparar o robocopy de hora em hora. O procedimento padrão será replicar o arquivo da origem para o destino, assim como você quer.

  19. Eliane 07/03/2012 às 14:22

    Boa tarde,
    Estou com um problema com a a cópia de arquivos de nome longo, como posso resolver isto?

    Grata,
    Eliane

    • marcelomatias 17/04/2013 às 12:12

      Eliane, se o problema estiver relacionado com pastas na rede você pode fazer o mapeamento da seguinte forma:

      Ao invés de copiar o conteúdo para \\server1\pasta1\pasta2\pasta3, por exemplo, você pode mapear a “pasta 2”, da seguinte forma:

      net use Z: \\server1\pasta1\pasta2

      Com isso você passaria a usar o caminho Z:\pasta3 como destino (ao invés de \\server1\pasta1\pasta2\pasta3)

  20. mabote 15/03/2012 às 05:46

    Ola marcelo.
    Tenho uma duvida: possuo uma lista de servers para onde devo copiar certos ficheiros. Criei um ficheiro bat contendo os comandos para a copia dos mesmos, isto é, ele conecta ao primeiro server da lista e copia. depois de terminado, passa para o server seguinte e assim em diante…! MAs deparo-me com uma questão que é: ao passar de um server para o outro, o server seguinte pode estar disconectado, e preciso que ele passe para os erver a seguir depois de n tentativas…é possivel? O que acontece é que depois das n tentativas sem sucesso e interrompe o processo de copia faltando ainda os restantes servers!
    Espero ter sido claro

    • regina 10/05/2012 às 12:10

      Deparei com o mesmo problema e analisando a lista de comandos encontrei os parâmetros para que a cópia continue qdo ocorreu um erro:

      Utilizei o parâmetro /W:15 /R:3 onde :

      No parâmetro W vc define o tempo entre uma tentativa e outra, neste caso 15 segundos
      No parâmetro R vc define a qtd de tentativas, neste caso 3, ou seja, se durante 3 tentativas
      com intervalo de 15 segundos entre uma e outra, o arquivo ainda não puder ser copiado,
      o robocopy prossegue com a copia.

  21. Pingback: Blog do Rodolfo » Espaço variado sobre de tudo uma pouca coisa. » robocopy

  22. Marco 04/05/2012 às 15:53

    Olá Marcelo,

    Estou querendo utilizar o robocopy para espelhar uma pasta com meu FTP isso é possível?

    • marcelomatias 16/05/2012 às 15:46

      Marco, infelizmente o robocopy não suporta FTP.

      • jmfernandesneto 17/05/2012 às 10:50

        Posso te sugerir uma coisa, pois eu uso e sei que funciona. Baixe o programa FtpUse (você encontra ele no google) que ele mapeia pastas FTP. Ele funciona pela linha de comando assim como o Robocopy. Então você cria um script (eu uso .bat) para mapear a unidade e aguardar (através do comando choice) uns 30 segundos, para que o mapeamento seja completo. Depois de mapeado a próxima ação do .bat é chamar seus comando do Robocopy e fazer o espelhamento. Ao final, aconselho que entre as últimas linhas do script execute o comando “ftpuse letras_mapeada /delete” para “desmapear” a unidade criada para o ftp.

        Com isso, seu script cria o mapeamento, executa o espelhamento e fecha a conexão. Fácil.

        Espero ter ajudado. Abraços!

      • Marco 18/05/2012 às 08:10

        Ok Obrigado!

  23. Junior Medeiros 18/05/2012 às 12:25

    Amigo gostaria de copiar apenas uma pasta dentro de determinado diretorio para uma outra pasta, na realidade gostaria de mover a pasta C:\teste\XXXX\ para a pasta C:\backup.
    Qual comando usar ?

  24. cbstuim 01/06/2012 às 08:52

    Marcelo,
    Esse programa ele copia arquivos zipados, tentei copiá-los e não aconteceu nada…
    grato

    Cristiano boaventura

  25. Alan 05/06/2012 às 18:58

    Marcelo Matias,
    Gostaria de tirar uma duvida! o robocopy tem algum parametro que mantem a copia na pasta destino de arquivos que foram alterado apenas o conteudo.
    Exemplo: o usuario apagou apenas o conteudo do arquivo de origem e no arquivo de destino(backup) mantenha a copia original (anterior).

    • marcelomatias 06/06/2012 às 20:23

      Se voce alterar o conteúdo do arquivo no destino ele será sobreposto pelo arquivo da origem na próxima vez que rodar o robocopy. Esse é o seu cenário?

      • Alan 11/06/2012 às 15:53

        Não. Meu cenario é o seguinte:
        O usuario acessou um arquivo de Texto (origem) e alterou o conteudo desse texto e salvou.
        Eu gostaria de saber se tem algum parametro para que quando executar o script do robocopy ele não sobreponha o arquivo anterior no destino.
        Aqui no meu trabalho estou com esse problema, alguns usuarios alteram o conteudo do arquivo na pasta origem e rodando o robocopy esta sobrepondo o conteudo no destino.

      • marcelomatias 12/06/2012 às 08:18

        Alan, se o arquivo da origem não existir no destino (ou for diferente) ele será copiado. Esse é o propósito do robocopy.

  26. Alan 12/06/2012 às 10:06

    ok. Obrigado

  27. mn 03/07/2012 às 18:59

    Sobre a opção /mov e /move, como o robocopy trata os erros? Caso eu use a opção /R e /W e aconteça um erro, o robocopy vai apagar o arquivo da origem. É fato que o óbvio é que ele só apague depois de uma cópia com sucesso, mas isso não parece estar escrito na documentação que vi. Apenas o caso “feliz” é citado dizendo que o arquivo é removido da origem após a cópia. Alguém já usou o robocopy para tentar salvar arquivos de um HD que estivesse dando problemas? Essa é a minha intenção. Tentar copiar tudo o que estiver ok, e depois tentar outros procedimentos com o que tiver dado erro. Obrigado.

    • marcelomatias 04/07/2012 às 11:33

      O /MOV ou /MOVE apaga o conteúdo na origem após o sucesso na cópia. Se houver algum erro na cópia o arquivo não será apagado, porque a cópia não foi realizada com sucesso.

      Antes de copiar os arquivos para outro local eu rodaria alguma ferramenta de varredura como o chkdsk. Eu já passei por isso com um HD defeituoso.

      Marcelo

  28. Claudio Arruda 19/07/2012 às 08:46

    Bom dia Marcelo, talvez não fui claro com a minha dúvida. Venho trabalhando com o robocopy a anos, mas agora tenho uma particularidade e ainda não consegui resolver. É o seguinte: Tenho um diretório ORIGEM que recebe dados toda hora e preciso enviar para o diretório DESTINO somente o arquivo mais NOVO e não o conteúdo todo do diretório ORIGEM. Consigo isso com o robocopy, ou seja, ele copiar apenas o arquivo mais novo que entrou no diretório de ORIGEM e não todo o conteúdo? Esse é o problema que estou enfrentando. Aguardo sua resposta. Att, Claudio Arruda

    • marcelomatias 19/07/2012 às 09:46

      Agora eu entendi :-)
      Minha sugestão é que você remova o atributo Archive de todos os arquivos do diretório origem (isso pode ser feito pelo Windows Explorer, selecionando todos os arquivos, acessar a tela de propriedades, botão avançado, e limpar o check box dizendo que o arquivo está pronto para backup/archive).
      Por padrão todo arquivo que é modificado recebe o atributo Archive, portanto a idéia é que apenas o arquivo que é atualizado de hora em hora tenha esse atributo.
      Na sintaxe do robocopy basta incluir o parametro /M, que copia apenas arquivos com atributo Archive (e depois remove esse atributo, copiando apenas uma vez até a próxima alteração).

      • Claudio Arruda 19/07/2012 às 10:22

        Marcelo, no diretório ORIGEM sempre terei vários arquivos, no diretório DESTINO sempre receberá um arquivo da última hora e depois ele é apagado após ser transferido. Esse procedimento acima de desmarcar os atributos de todos os arquivos da pasta ORIGEM e incluir o /M no robocopy, não terei limpar o check box dizendo que o arquivo está pronto para backup/archive dos arquivos da pasta ORIGEM?? Aguardo sua resposta? Cláudio.

      • Claudio Arruda 19/07/2012 às 10:25

        Marcelo, no diretório ORIGEM sempre terei vários arquivos, no diretório DESTINO sempre receberá um arquivo da última hora e depois ele é apagado após ser transferido, ou seja, sempre não terá nada dentro dele aguardando a próxima hora . Esse procedimento acima de desmarcar os atributos de todos os arquivos da pasta ORIGEM e incluir o /M no robocopy, não terei que limpar SEMPRE o check box dizendo que o arquivo está pronto para backup/archive dos arquivos da pasta ORIGEM?? Por favor descarte as perguntas anteriores. Aguardo sua resposta? Cláudio.

      • marcelomatias 19/07/2012 às 12:47

        Se o nome do arquivo a ser copiado for sempre o mesmo (ou tiver um mesmo padrão) você pode especificá-lo ao final da sintaxe do robocopy. Se na pasta ORIGEM você tiver vários arquivos modificados, mas você quer pegar apenas o mais novo, fica mais complicado. Os controles que o Robocopy faz a respeito de datas é de dias, e não de horas (parametros MAXAGE, MINAGE, MAXLAD, MINLAD).
        Uma opção para pegar apenas o arquivo mais novo é através do comando FOR. Crie um arquivo .CMD dentro da pasta ORIGEM com o seguinte conteúdo:

        FOR /F %%I IN (‘DIR *.* /B /O:-D’) DO COPY %%I C:\DESTINO & EXIT

        O comando DIR nesse caso está usando o parâmetro /O:-D para ordenar os arquivos de maneira decrescente com base na data/hora.

        Você pode trocar o comando COPY pelo ROBOCOPY se quiser usar outros parâmetros.

        Isso te ajuda?

      • Claudio Arruda 19/07/2012 às 14:11

        Marcelo, respondendo a sua pergunta: Na ORIGEM a cada hora e 15 minutos é copiado um arquivo que tem a máscará ano, mês, dia e hora. Como são arquivos diferentes por causa de cada hora que é gerado arquivo no formato (201207191100.txt) tenho 24 arquivos por dias. Usei o parâmetro /M /NDL /NFL, o robocopy enxerga o atributo A, copia somente o arquivo com o atributo para o DESTINO e reseta o atributo (A) na ORIGEM, ou seja todos os arquivos na ORIGEM ficam sem o atributo. Na próxima hora o arquivo conforme exemplo acima é gradvado com atributo. Parece que funcionou bem com a dica anterior no parâmetro /M. Estarei acompanhando para validar o procedimento e manterei contato. Obrigado.

  29. Claudio Arruda 19/07/2012 às 09:12

    Marcelo faltou um detalhe importante: O diretório de DESTINO sempre é todo apagado, não ficando nada nele para comparação do Robocopy.

  30. Julio César 20/07/2012 às 11:12

    Bom dia tenho uma pasta no computador local e quero que ele deixe espelhado com uma pasta que se encontra na vpn, éssa vpn esta sempre ativa no computador então não teria que ficar conectando nela, teria como fazer com que funcione esse espelhamento em tempo real e automaticamente ? se possível entre em contato comigo preciso de uma solução leve desse tipo

    • marcelomatias 20/07/2012 às 13:29

      Julio, você poderia usar a opção de “pastas offline” do próprio Windows. Nesse caso o conteúdo estaria em uma pasta compartilhada, mas sempre disponível localmente no seu PC. Você pode mapear essa pasta de rede para ter uma letra no seu PC (ex.: F:, H:…); ou então você pode usar o commando MKLINK para associar essa pasta de rede a uma pasta local em seu PC (https://marcelomatias.wordpress.com/2011/02/28/trabalhando-com-link-simbolico-real-e-juncao-de-diretorio-usando-mklink/)

      Marcelo

      • Julio César 20/07/2012 às 14:06

        Muito Obrigado pela atenção.

        Hoje eu já utilizo a opção do offline mais não acho muito confiável pois tem maquinas que são windows xp e não windows 7, com o windows 7 funciona bem mais com o xp achei meio instável, preciso de uma solução que atenda tando windows xp como vista e sevem entende.

      • marcelomatias 23/07/2012 às 08:14

        Realmente o recurso de arquivo offline do Windows 7 é muito melhor do que no Windows XP. Eu desconheço algo nativo no Windows XP para deixá-lo funcionando com a mesma confiabilidade do que no Windows 7.

        Um plano de migração desse Windows XP para Windows 7/8 seria ótimo :-)

  31. Ignácio Neto 26/07/2012 às 15:55

    Olá marcelomatias, boa tarde!
    Preciso da sua ajuda…
    Tenho uma pasta que contém várias subpastas iniciadas com a matrícula do usuário.
    Ex: M000000, M000001, …
    Gostaria de mover todas as pastas que não sejam matrículas de usuários para uma outra pasta.
    Deixando só as pastas com as matrículas.
    As pastas que eu não quero mover começar com M e possuem 7 caracteres.

    Você temalguma ideia de como podemos fazer isso com o Robocopy ou algum outro comando?

    Talvés /XD e inserindo alguma opção adicional.

    Agradeço desde já!

    • marcelomatias 26/07/2012 às 17:33

      O parametro /XD M?????? deve resolver esse caso (as interrogações fazem parte da sintaxe). Ele vai ignorer todas as pastas com 7 caracteres que começam com a letra M.

      Na dúvida inclua o parâmetro /L para apenas simular a cópia.

      Marcelo

  32. Ignácio Neto 26/07/2012 às 16:13

    Tenho outra dúvida:
    O robocopy não copia arquivos em uso, vi que pode-se utilizar o VSHADOW ou DISKSHADOW em conjunto com o Robocopy para copiar arquivos em uso, você saberia na prática como posso faer isso?
    Poderia dar um exemplo?
    Pode ser com outra ferramenta fora VSHADOW ou DISKSHADOW.

    Obrigado!

  33. Brunno Freitas 10/10/2012 às 13:08

    Marcelo,
    Precisei copiar uma unidade de disco inteira para uma pasta de um disco removível,

    1) Criei a pasta destino no local desejado

    2) Executei este script ( robocopy F: E:\pastadesejada /E /R:0 /W:0 /V /NP /ETA /LOG:E:\Loginstal
    l.txt

    A pasta destino fica oculta, você sabe o que pode ser?

  34. Roberto Silva 12/10/2012 às 22:55

    ola marcelo preciso fazer a copia de uma pasta de um computador para um servidor e compaquitar a mesma ?

  35. JarioSoft 16/10/2012 às 09:04

    BELEZA DE POST, PARABÉNS, COMO FAÇO PARA NÃO COPIAR PASTAS VAZIAS?
    AGUARDO..
    JARIOSOFT

  36. Pingback: Dicas de uso sobre a ferramenta Robocopy « LimaSis Solutions

  37. Andressa 13/03/2013 às 16:14

    Tem algum comando que copia um arquivo já existente no destino e apaga o da origem?

  38. Eduardo 20/03/2013 às 22:21

    Marcelo, por favor me ajude!
    estou fazendo um bat para backup de dados de um servidor para outro, ainda não terminei mas esta ficando assim…

    @echo off
    set origem=
    set /p origem=Caminho de origem dos dados
    set destino=
    set /p destino=Caminho de destino dos dados
    robocopy.exe /mir /copyall “%origem%” “%destino%”
    pause > nul
    exit

    esta funcionado perfeitamente até aqui, porem eu desejo adicionar o parâmetro /mt , já tentei de varias formas e não da certo, sempre aparece msg de erro referente a este parâmetro.
    Preciso de copiar estes arquivos o mais rápido possível para que o novo servidor receba o quanto antes estes arquivos quando for iniciado o processo de cópia. Pelo o que eu li sobre o comando /mt ele e similar ao RichCopy e copia em vários arquivos simultaneamente.

    Desde de já agradeço!

    • marcelomatias 22/03/2013 às 10:34

      Eduardo, quando você executa o robocopy /? o parâmetro /mt aparece como disponível?

      Em qual edição de Windows você esta executando esse comando?

      Marcelo

      • Eduardo 23/03/2013 às 00:01

        no fundo eu sabia que o problema era a versão do “programa”…
        no momento estou no windows XP SP2 em casa, mas preciso de um bat para backup no Windows Server 2003.
        No caso no meu Windows não aparece a opção de parametro /mt, a versão dele é a “XP010”.
        Acho que nesta versão este parâmetro não esta disponivel…

        Eduardo.

      • marcelomatias 24/03/2013 às 23:13

        O parâmetro MT foi incluído no Robocopy do Windows 7 e Windows Server 2008 R2

  39. Eduardo 25/03/2013 às 23:25

    Ok! Obrigado pela atenção Marcelo!!!,
    Já exclui este parâmetro, o que alias é um excelente parâmetro para a função, pois já fiz o teste em outras maquinas e realmente ele diminui muito o tempo da cópia dos arquivos, principalmente se forem arquivos pequenos no caso usei apenas /mt:10.

    Já terminei a bat, esta funcionando muito bem, porém ainda há um probleminha. Algumas pastas estão protegidas por senha ou por privilégios de usuario; estou usando o /mir com o /copyall, e para algumas pastas com estes atributos dá erro ao copiar, existe algum parâmetro que resolva esta problema?

    Obg!
    Eduardo.

  40. Alan 26/03/2013 às 18:34

    Gostaria de tirar uma duvida!
    Cenário:
    Supondo que eu tenha um arquivo de texto chamado “Doc1” na pasta Origem e como utilizo o robocopy para backup, tenho uma outra copia na pasta Destino com o mesmo nome “Doc1”, eu alterando o conteúdo do arquivo Doc1 na pasta origem, com certeza quando executar o backup ele ira atualizar o arquivo na pasta Destino.
    Pois, tive um problema desses, em que o usuário excluiu somente o conteúdo de um arquivo (origem) de texto e salvou, como não mudou o nome deste arquivo, ao executar o backup o arquivo de destino foi atualizado também.
    Tem algum parâmetro que utilizo para evitar que caso alterando somente o conteúdo do arquivo ele não sobreponha o arquivo de destino?

    Obrigado pela atenção.

  41. João Junior 09/04/2013 às 01:03

    Marcelo, Boa noite!

    Poderia me ajudar no cenário abaixo:

    Tenho 4 servidores Web:

    web1
    web2
    web3
    web4

    No servidor origem “web1” roda o comando abaixo:

    robocopy D:\www\meusite \\web2\D:\www\meusite /V /E /ETA /MIR /MON:1 /LOG+:c:/LOG/sync.log
    robocopy D:\www\meusite \\web3\D:\www\meusite /V /E /ETA /MIR /MON:1 /LOG+:c:/LOG/sync.log
    robocopy D:\www\meusite \\web4\D:\www\meusite /V /E /ETA /MIR /MON:1 /LOG+:c:/LOG/sync.log

    A idéia é realizar o espelhamento e qualquer alteração efetuada replique o mais rápido possível, copiando apenas novos arquivos ou modificados, como está ocorrendo, existe alguma maneira de efetuar a transferência para os 3 servers de destino simultaneamente ?

    []s

    • marcelomatias 17/04/2013 às 12:24

      Se você executar separadamente os três comandos do rocobopy você terá essa cópia simultânea, só que você terá que especificar arquivos de log com nomes diferentes.

      Você pode também chamar cada linha do robocopy incluindo o comando start no início (digita start /? no prompt de comandos para mais informações)

      Em todo caso eu recomendo que você avalie o uso de DFS-R para replicação desse conteúdo

  42. Rodrigo 11/04/2013 às 20:48

    Prezado Marcelo,

    Estou migrando um servidor de arquivos também e me deparei com a situação onde o diretório de destino, mesmo já existindo, fica oculto (protegido pelo sistema) ao término do backup.
    Engraçado que é o mesmo script que usamos há anos para fazer o backup espelhado para um diretório externo. A única diferença é que era executado em Server 2003 e agora está sendo executado em Server 2008 Storage Edition.

    Se puder me ajudar, ficarei muito grato. Meu e-mail é rmpimenta@gmail.com

    Abraços à todos!

    • marcelomatias 17/04/2013 às 12:31

      Rodrigo, uma vez que a pasta destino foi criada esse problema não deveria ocorrer. Uma forma de contornar isso é executando logo em seguida o comando attrib, para reexibir a pasta.

      • Rodrigo Pimenta 19/04/2013 às 20:40

        Marcelo,

        Esta foi a solução que encontrei. Engraçado que esse problema só ocorre com o Windows Server 2008. No 2003 isso não ocorre utilizando o mesmo comando.

  43. Mauricio Melo 19/04/2013 às 16:31

    Prezado Marcelo, tenho uma dúvida sobre o parâmetro /MINAGE, gostaria de saber que tipo de data ele pega, a de criação, de modificação ou de acesso.

    Eu precisaria limpar o meu servidor de arquivos que não são mais acessados desde um período X digamos 2 anos. Porque é comum termos arquivos de consulta que não são inseridos dados e que foram criados em 1900 e vai bolinha, mas que são acessados todos os dias.

    Antecipadamente Grato.

    • marcelomatias 19/04/2013 às 18:45

      Mauricio, no seu caso o parametro /MINLAD é mais indicado, pois considera a última data de acesso aos arquivos. Lembre-se de usar o parametro /L para simular o processo antes de realizar a cópia/movimentação propriamente dito.

      Marcelo

      • Mauricio Melo 22/04/2013 às 10:33

        Bom dia Marcelo, eu fiz um teste aqui com o MINLAD e o MAXLAD, obtive sucesso em ambos os testes, entretanto observei um detalhe ( e me corrija se eu estiver errado): ao abrir um arquivo no file server, tenho as seguintes causas e efeitos:
        Abrir qualquer arquivo e fechar sem salvar nada – mantém a data do ultimo acesso salvo e não a data atual.
        Abrir qualquer arquivo(inserir ou não as informações) e fechar clicando em salvar – atualiza a data do último acesso para a data atual.
        A Opção de auto-recuperação do office não conta porque salva um arquivo temporário na estação e não no servidor.

        Mais uma vez grato.

      • Mauricio Melo 22/04/2013 às 10:42

        Complementando a resposta anterior, é que tenho uma quantidade massiva de dados que não são acessados, precisando que eles sejam removidos para alguma mídia física, mas existe o comportamento dos usuários que normalmente consultam arquivos sem inserir dados, então este tipo de acesso não é registrado nos detalhes do arquivo.

        Vou explorar mais um pouco esta característica e ver se acho alguma solução que tenha um custo aceitável.

  44. Mauricio Melo 22/04/2013 às 11:16

    Marcelo, achei um parâmetro no regedit que faz o parâmetro MINLAD / MAXLAD funcionar corretamente.

    //hkey-local-machine/system/currentcontrolset/control/filesystem

    na direita veja se tem o seguinte valor

    NtfsDisableLastAccessUpdate = 1 , Coloque 0 e reinicie o computador.

    Ao acessar o arquivo feche e dê um F5, a data de acesso será alterada.

    Att,

  45. Marcio 06/05/2013 às 16:42

    Gostaria de saber se é possível copiar apenas os arquivos com nomes inteiros, sem a separação de “Hifen (-) ou Espaços ( ).
    Ex: robocopy -> copiar
    robo-copy -> nao copiar
    robo copy -> nao copiar
    É possível?

    • marcelomatias 06/05/2013 às 20:15

      Marcio, se você usar o parâmetro /xf *-* “* *” o robocopy vai ignorar arquivos com ‘-‘ ou com algum espaço em seu nome.

      Ao executar esse comando inclua o parâmetro /L para simular se o resultado atende a sua necessidade.

      Marcelo

  46. Luciano 22/05/2013 às 15:35

    Marcelo, gostaria de saber se tenho como utilizar o Robocopy para uma cópia de uma pasta destino que está compartilhada, ou seja, enxergo a pasta por compartilhamento no servidor mas não sei em que diretório do servidor esta pasta está e copiá-la para outro servidor. Como posso montar esta sintaxe, pois montei-a normalmente utilizando o nome da pasta mas não deu certo (resposta de que não foi possível encontrar o arquivo origem). Grato.

    • marcelomatias 22/05/2013 às 15:54

      Sim, esse cenário é suportado pelo robocopy. Qual sintaxe você tentou usar? No artigo acima eu mostrei um caso onde a origem está em servidor, e o destino local, mas bastaria trocar o destino por uma pasta em outro servidor.

  47. Thomas Cezario 24/06/2013 às 08:31

    Marcelo, gostaria de uma ajuda sua se possível. Utilizo o seguinte comando com o robocopy para mover as pastas e arquivos >>” robocopy “D:\Empresa\Departamentos\Publico” “D:\Backup-Publico” /MOVE /E /COPYALL /XD “D:\Empresa\Departamentos\Publico\PROJETO FINANCEIRO” /V /SEC /ZB /R:2 /W:5 /MT:10 /LOG+:”C:\LOG_ROBOCOPY.TXT” /TEE
    O comando é executado com sucesso para o Destino, copiando todas as pastas e arquivos, porém na Origem ele não apaga as pastas, apaga somente os arquivos. Já fiz os testes utilizando o pârametro /L, e nos testes tudo Ok.

  48. resoluti 06/07/2013 às 10:28

    Por a caso vc saberia o que é necessário fazer para que os logs do robocopy aparecao com os devidos acentos nos arquivos e pastas.
    Ele copia tudo certinho, mas no log, se tem acentuação na pasta ou arquivo, fica completamente errado o nome.
    paulo_rm@msn.com (skype tmb)

    valeu

  49. Rafael Gallina 08/07/2013 às 14:27

    Boa tarde

    Estou tentando copiar uma pasta de um drive para outra. Porem quando rodo o robocopy ele copia apenas as pastas e não os arquivos que estão dentro da pasta.

    Segue forma da qual estou fazendo:

    robocopy T:\t51925 Z:\ /E /ZB /COPYALL /R:10 /W:10 /V /NP /ETA /SEC / LOG:C:\robocopylog.log

    Existe algo que está errado?
    Aguardo resposta!

  50. RômuloDimas 19/08/2013 às 21:15

    Olá Marcelo, encontrei uma dificuldade aqui. Anteriormente, eu usava o xcopy prá fazer o backup da máquina para o hd externo, mas ficou inviável uma vez que o volume de dados aumentou muito e eu usava o nomedapasta\*.*
    Então defini uma lista de pastas para efetuar o backup diariamente e apenas no final da semana um backup completo.
    O problema é que o bat quando executado não copia arquivos de pastas com espaços no nome e tentando com o ROBOCOPY me deparei com o seguinte:
    Comando executado:
    robocopy D:\dados\Secretaria\HORÁRIO DE AULA\ F:\HORÁRIO DE AULA\ /E /R:0 /W:0 /COPYALL

    Retorno:
    ——————————————————————————-
    ROBOCOPY :: Robust File Copy para Windows
    ——————————————————————————-

    Iniciado: Mon Aug 19 21:12:20 2013

    Origem – D:\dados\Secretaria\HOR┴RIO\
    Dest – C:\Users\Administrador.dominiox\Documents\DE\

    Arquivos:
    Opções: /COPY:DAT /R:1000000 /W:30

    ——————————————————————————

    ERRO: Parâmetro Inválido #3: “AULA\”

    Uso Simples :: ROBOCOPY origem destino /MIR

    origem :: Diretório de Origem (unidade:\caminho ou \\servidor\compartilhamento\caminho)
    .
    destino :: Diretório de Destino (unidade:\caminho ou \\servidor\compartilhamento\caminho).
    /MIR :: espelhar uma árvore de diretório completa.
    Para obter mais informações sobre uso, execute ROBOCOPY /?
    **** /MIR pode EXCLUIR arquivos e também copiá-los!
    ———————————————————————————–
    O que pode ter acontecido?
    P.S.: Não posso renomear as pastas por conter vínculos de planilhas.
    Obrigado!

  51. RômuloDimas 20/08/2013 às 20:46

    Então Marcelo, coloquei as ” e percebi que precisava retirar o \ do final do caminho também mas deu erro novamente:

    robocopy “D:\dados\Secretaria\HORÁRIO DE AULA” “F:\HORÁRIO DE AULA” /e /r:0 /w:0 /COPYALL

    ——————————————————————————-
    ROBOCOPY :: Robust File Copy para Windows
    ——————————————————————————-

    Iniciado: Tue Aug 20 20:46:15 2013

    Origem : D:\dados\Secretaria\HOR┴RIO DE AULA\
    Dest : F:\HOR┴RIO DE AULA\

    Arquivos: *.*

    Opções: *.* /S /E /COPYALL /R:0 /W:0

    ——————————————————————————

    2013/08/20 20:46:15 ERRO 2 (0x00000002) Acessando o Diretório de Origem D:\dados\Secretaria\HOR┴RIO
    DE AULA\
    O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.

    • marcelomatias 20/08/2013 às 22:02

      o único item estranho que estou vendo nesse caso é o conjunto de caracteres (acento que é substituído por símbolo no robocopy).
      Se você executar o comando DIR em D:\dados\secretaria a pasta HORÁRIO DE AULA é exibida corretamente?

      Na mesma janela do Prompt de Comandos execute o comando CHCP 1250, depois o DIR, e depois o robocopy e veja o que acontece. Depois execute o comando CHCP 437 e repita o mesmo teste para ver a diferença

      Marcelo

      • RômuloDimas 21/08/2013 às 20:42

        Realmente, com a codificação 1250 as letras com acentos são exibidas em forma de caracteres especiais. Mas mesmo alterando para o 437, dá o mesmo erro.
        Obrigado pela paciência em tentar me ajudar.

  52. RômuloDimas 21/08/2013 às 20:52

    Consegui!
    Eu incluí no inicio do script do bkp o chcp 1250 e ele executou com sucesso!
    Muito obrigado pela força!

  53. RômuloDimas 21/08/2013 às 21:33

    Bom, surgiu outra coisa.
    Acho que não está executando 100% e gostaria de gerar um log do bkp.
    Eu incluí o /LOG: log1.txt no final de cada linha mas dá erro de parâmetro inválido.

  54. Nelson Antunes 04/09/2013 às 13:45

    Olá Marcelo!
    Meu cenário é um pouco diferente dos demais;
    preciso copiar os arquivos das subpastas da origem, mas não as pastas.
    Tentei usando o parâmetro /LEV:n, mas assim faz cópia fiél das pastas do destino ou copia as pastas vazias (dependendo do valor de “n”).

  55. Robson Souza 26/09/2013 às 09:59

    Já tem um tempo que um colega de trabalho comentou sobre esse comando, mais nunca fui atras, entrei em alguns sites e me davam explicações muito extensas, e pouco dinamicas.

    Entrei aqui e consegui usar e aprender muito sobre essa ferramenta que vai me ajudar na rotina de trabalho. Obrigado Marcelo, acabou de ganhar um novo frequentador do seu BLOG.

  56. Felipe 01/10/2013 às 17:09

    eu usei o comando “robocopy D:\Origem C:\Destino /MIR
    Mas não funcionou como eu pensei que funcionaria, a intenção era fazer uma copia de arquivos com nomes muito grandes mas acho que tive perdas de dados nisso. Alguém pode me explicar exatamente o que eu fiz? e se é possível recuperar esses dados? Obrigado

    • marcelomatias 01/10/2013 às 17:46

      Felipe, aconteceu exatamente o que eu escrevi nesse artigo. Todo o conteúdo da Origem deve ter sido espelhado no Destino, apagando arquivos extras. Eu fiz questão de registrar um alerta para tomar cuidado com o parâmetro /MIR. O parâmetro /L, como indicado no blog, faria uma simulação do procedimento para evitar perdas.

      Se houver perda de arquivos será necessário acionar um procedimento normal de recuperação, ou através de ferramentas de terceiros ou serviço especializado.

      Marcelo

  57. Vitor Moraes 16/10/2013 às 12:25

    Bom dia Senhores,

    Estou tentando copiar somente uma algumas pasta de meu antigo FileServer para o novo o mesmo não aplica as permissões alguem pdoe me ajudar?

    robocopy Z:\Vendas-Alphaville G:\CORP\TESTE /COPYALL /E /S /SEC

    Algum parametro que está faltando?

    /SEC = Não copia todas permissões da pastas?

    Att,

    Vitor

  58. João Nunes 17/11/2014 às 16:05

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se é possível, através do Robocopy copiar ficheiros apenas a uma determinada hora.

    Por exemplo, agendar a copia de ficheiros de C:\pasta para \\outropc\pasta às 19 horas.

    Obrigado!

  59. Janaina 10/12/2014 às 16:18

    Gostaria de saber se consigo com o robocopy ler linha por linha de um arquivo .txt e mover uma pasta especifica exemplos : Arquivos começados com M para pasta x, aquivos começados com A pasta y!!

  60. Rafael 05/01/2015 às 23:14

    Ola pessoal estou com a seguinte situação meu backup e salvo na unidade D: , tenho o winrar instalado na unidade C: como faço para zipar o arquivo da unidade D:

    “C:\Program Files\WinRAR\Rar.exe”\ a -agDDMMYYYY D:\mssql\BACKUPDIARIO\ D:\mssql\BACKUPDIARIO\*.*
    DEL D:\mssql\BACKUPDIARIO\*.bak
    xcopy/e/h/d/v/y “D:\mssql\BACKUPDIARIO” F:\mssql\salvos
    DEL D:\mssql\BACKUPDIARIO\*.RAR

  61. Drausio 06/04/2015 às 14:14

    Conhece algum parametro que faça o mesmo que o /d faz para o xcopy?

  62. Adriano Nogueira 25/07/2015 às 15:06

    Obrigado amigo! Eu não conhecia o parametro /MT e já havia desistido de tentar enviar a saida padrão para um arquivo de log e video ao mesmo tempo, porém creio que o seu exemplo de /TEE vai resolver o meu problema! :)

  63. agnaldo 13/08/2015 às 09:47

    Bom dia! Estou com um problema, infelizmente deletei arquivos da origem, e no final de semana o robocopy realizou uma copia dos arquivos no destino, no momento necessito das informações anteriores a atualização, como ou oque usar para recuperar os arquivos que foram deletados.
    No robocopy tem algum comando que consiga realizar está operação, ou terei de utilizar um outro programa, qual seria a sua sugestão.

  64. Alexandre 10/09/2015 às 09:02

    Bom dia amigo. Veja se pode me ajudar.
    Nosso backup sempre foi certinho aqui porém algum tempo esta dando erro, os arquivos .pst ( outlook que fica aberto ) ele não esta pulando estes arquivos e o backup para de fazer. Por acaso mudou algum parâmetro ? Quando ele não consegue fazer estes backups no caso .pst ele pulava.

  65. Paulo Salandin 03/12/2015 às 09:16

    Marcelo, loguei só para te dar os parabéns. Um post de 2011 e até agora (2015) você dando suporte para o povo, muito legal. Já usei muitas vezes esse seu site, obrigado pela ajuda. Abraços..

  66. Rhalffire 15/01/2016 às 10:56

    Obrigado Marcelo por compartilhar, precisava buscar apenas arquivos específicos, jpg, pdf, infelizmente o robocopy trazia suas subpastas de origem, foi ai que acompanhando os posts vi sua dica do FOR /F %%I IN (‘DIR *.* /B /O:-D’) DO COPY %%I C:\DESTINO & EXIT eu dei uma estudada no sintaxe do comando e ajustei pra minha necessidade deu certinho me trouxe apenas os arquivos especificados nos parenteses sem as subpastas o comando ficou assim: for /r c:\origem %f in (*.jpg; *.pdf) do @copy “%f” c:\destino
    é uma pena que você aposentou o blog, pois tem ajudado muita gente…
    grande abraço!

    • marcelomatias 15/01/2016 às 11:05

      obrigado pelo feedback positivo. Eu ainda continuo recebendo diversos pedidos de ajuda, mas como mudei complemente o meu foco técnico fica complicado manter o blog atualizado, por isso que eu o aposentei.

  67. Raphael 10/02/2016 às 11:58

    Marcelo, estou com uma dúvida. Estou realizando a cópia de um HD de 2TB para um HD externo de 1TB, na hora que o disco lotar ele continua rodando, como faço para realizar a troca do HD e continuar a cópia da onde parou? Obrigado.

  68. augustocardoso@hotmail.com 13/05/2016 às 10:17

    Gostaria de copiar somentes arquivos *.XML de várias pastas para uma pasta somente, ou seja, não quero copiar a estrutura de pastas, somente os arquivos. Qual parametro devo utilizar?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: