Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Distribuindo via Multicast um pacote de instalação de Windows criado pelo Microsoft Deployment Toolkit (MDT)


imageQuando nós não temos à nossa disposição o System Center Configuration Manager (SCCM) e precisamos implementar o Windows 7 (ou Vista, ou Server 2008/R2) em vários PCs em uma rede LAN a melhor saída é o uso do Windows Deployment Services (WDS). Usando o recurso de entrega via Multicast nós conseguimos distribuir a imagem para dezenas/centenas de PCs ao mesmo tempo sem sobrecarregar o servidor de distribuição.

No entanto quando nós temos um pacote de instalação de Windows baseado no Microsoft Deployment Toolkit (MDT) existe uma dúvida comum sobre como distribuir esse pacote via WDS usando Multicast.

Se você apenas publicar no WDS o arquivo LiteTouchPE_x86/x64.WIM como “Boot Image” o processo de distribuição da sua imagem (ex.: install.wim) ainda será feito através de pasta compartilhada (\\servidor\deploymentshare$), portanto sem Multicast.

Se você publicar no WDS diretamente a imagem de instalação (ex.: install.wim) usado pelo MDT você vai perder todas as etapas do processo automatizado, portanto fora de cotigação.

Para o procedimento a seguir você já deve ter um pacote de instalação de Windows criado através do MDT 2010 e um servidor WDS já configurado.

Confira abaixo quais são as três ações necessárias para permitir a entrega via Multicast:

  1. Publicar como imagem de boot no WDS o arquivo LiteTouchPE_x86/x64.WIM da pasta .\Boot do seu DeploymentShare. Isso vai permitir o boot PXE.
  2. Instalar no servidor de WDS o MDT 2010 (link de instalação) e abrir nele o Deployment Share que você está trabalhando.
  3. Seguir o procedimento abaixo:

Acessar o servidor WDS, abrir o Prompt de Comandos e executar:

WDSUTIL.exe /get-AllNamespaces

Você deve nesse momento receber o valor zero nas três linhas de retorno (número de Namespaces Ativos, Em Espera e Exclusão Pendente)

image

Ainda no servidor WDS abra o MDT Deployment Workbench, expanda o nó “Deployment Share”, clique com o botão direito do mouse em cima do seu Deployment Share e escolha “Properties”.

Na aba General selecione “Enable multicast for this deployment point” e clique em OK.

Clique com o botão direito do mouse sobre o seu Deployment Share e escolha “Update Deployment Share”.

updatedepshare

Aceite a configuração padrão, clique em Next, aguarde o término da atualização, e clique em Finish.

Quando o processo terminar você já terá uma transmissão de multicast em modo automático.

Para conferir a alteração abra no servidor WDS o Prompt de Comandos e execute:

WDSUTIL.exe /get-AllNamespaces

Você deve ter agora um Namespace ativo

image

Você pode também abrir a console de administração do WDS e confirmar que agora há uma transmissão configurada no nó “Multicast Transmissions”.

wdsmulticast

Pergunta: Como é que o LiteTouchPE sabe que deve pegar a imagem via Multicast ao invés de pasta compartilhada (DeploymentShare)?

Resposta: O script responsável por aplicar a imagem nos PCs via MDT (LTIApply.wsf) busca em primeiro lugar a imagem via Multicast. Quando ela não está disponível ele busca a pasta compartilhada (DeploymentShare).

Lembre-se que o WDS com suporte à Multicast está disponível a partir do Windows Server 2008.

Altamente recomendado adotar o método KMS para facilitar a ativação dos novos PCs. Artigos http://bit.ly/w7ativacao e http://bit.ly/ativacaokms

9 Respostas para “Distribuindo via Multicast um pacote de instalação de Windows criado pelo Microsoft Deployment Toolkit (MDT)

  1. Thiago Batista 14/02/2011 às 11:29

    Excelente post, a alguns dias tive está duvida e você me esclareceu, agora com o post fica ainda mais fácil entender o procedimento.

  2. Jean 15/02/2011 às 10:33

    Excellent !!

  3. chirlando 15/07/2011 às 17:49

    como faço para automatizar minha instalação via wds, já criei uma imagem .wim personalizada e tentei de todas as maneiras automatizar com um arquivo de automatização .inf criado pelo sysprep e consigo na maquina local voltar a imagem colocando ela no dominio com um nome, mas não consigo colocar ela em varios computadores com seus nomes respectivos e no dominio. tem como vc me ajudar nisso.
    muito obrigado.

    • marcelomatias 15/07/2011 às 18:56

      Usando apenas arquivo de resposta o maximo que você consegue (sem intervenção e sem scripts), em escala, é dar um nome aleatório para cada PC para incluí-lo no domínio.

      O mais indicado no seu caso é trabalhar com uma imagem automatizada pelo MDT 2010 + database. Dê uma olhada no artigo http://www.windowsnetworking.com/articles_tutorials/Deploying-Windows-7-Part16.html que mostra exatamente isso.

      Com esse recurso será necessário cadastrar o MAC address de cada PC com seu respectivo nome. No momento em que o PC for instalado ele vai consultar a base de dados, e com base no MAC address ele vai receber o nome correto. Tudo isso sem nenhuma intervenção durante o processo de instalação.

      Marcelo

  4. norbertoneto 05/09/2014 às 08:57

    Marcelo, tudo bem ? Gostaria de fazer uma pergunta:
    Estou instalando o WDS e o MDT no mesmo servidor. A minha dúvida é o seguinte:
    1)-Continuo com as pastas de compartilhamento de ambas separadas ou tenho que deixar os 2 na mesma pasta ?
    2)- Quando você diz: “Se você apenas publicar no WDS o arquivo LiteTouchPE_x86/x64.WIM como “Boot Image” o processo de distribuição da sua imagem (ex.: install.wim) ainda será feito através de pasta compartilhada (\\servidor\deploymentshare$), portanto sem Multicast.”
    Isso quer dizer: Continuo com as pastas de \depymentshare$ do MDT e a do WDS \wdsinstall$ separadas mas importo no WDS o arquivo LiteTouchPE_x86/x64.WIM no diretório DeploymentShare$ do MDT ? É isso ?
    3)- Estou tendo problemas para carregar o driver de rede para o boot PXE. Importo os drivers utilizados pelo windows no WDS para a imagem de boot (inicialização), porém diz que os drivers não são compatíveis. Existe algum driver genérico para que eu consiga carregar qualquer placa de rede ou alguma específica que irá funcionar para os drivers de rede da Realtek?
    Obrigado !
    Norberto Gomes

    • marcelomatias 12/10/2014 às 08:55

      1. Você deve continuar com as duas pastas
      2. O WDS fará transmissão multicast com o conteúdo do deployment share (caso tenha seguido corretamente o processo desse artigo)
      3. Você deve importar o driver para o LiteTouchPE. Faça isso pelo próprio MDT

      • Norberto Gomes 15/10/2014 às 12:53

        Criei o ambiente e tenho 4 tipos de estações Dell diferentes. Importei todos os drivers mas o que não estou entendendo é:
        Como criar 4 imagens diferentes no MDT se quando ele exporta para a pasta \BOOT ele sempre reescreve os arquivos de imagem WIM, iso e o unnatended?
        Veja se estou certo pelo que estou entendendo da ferramenta:

        Ao gerar uma imagem pelo MDT ela terá toda configuração necessária para ser distribuída pelo WDS.
        Vou criando cada configuração de cada imagem, por exemplo: Dell Inspiron e injeto os drivers e depois importo no WDS.
        Crio uma segunda imagem DELL Vostro e depois importo no WDS.
        Quando houver necessidade de manutenção da imagem, para injetar atualizações de aplicações como Adobe Reader, Flash Player, etc.. importo pelo MDT a imagem disponível no WDS, faço as atualizações, mando o MDT criar a imagem e importo a imagem, substituindo pela atual e assim sucessivamente.

        Estou entendendo que O MDT na realidade é uma ferramenta somente para abrir a imagem e editar, quem distribui é o WDS, correto ?

        Mas aí fica mais uma dúvida? pq na hora de distribuir pelo WDS eu tenho que apontar, após fazer o boot pXE que a imagem está no \server\deploymentshare$ do MDT ? E como faço isso se ele só cria 1 imagem, sibstituindo qualquer uma nova que faço ?

      • marcelomatias 31/10/2014 às 17:09

        Norberto, a proposta do MDT é ter UMA imagem de instalação em formato .WIM, e um repositório com os drivers dos diferentes hardwares que você tem. Com isso pronto você pode optar em fazer a instalação através dos seguintes meios:

        1. Boot por CD/Pendrive (uns 200MB) que vai apontar para uma pasta compartilhada pelo MDT
        2. Criar uma midia completa com todo o pacote do MTD (imagem, drivers, softwares…) e fazer esse boot por DVD ou HD USB
        3. Usar o WDS para distribuir ou apenas a midia de boot (200MB) ou tanto a midia quanto a imagem .WIM (automaticamente quanto voce habilita o suporte multicast. Voce nao deve publicar manualmente a imagem completa .WIM do MDT no WDS)

        Se você já montou a estrutura de drivers no MTD você não deve remontar isso no WDS, usando ele apenas como meio de entrega e deixando toda a inteligencia para o MDT.

  5. Herik Fernandes 02/09/2015 às 23:23

    Bom Dia !
    Qual a diferença entre usar a pasta compartilhada e a transmissão multicast ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: