Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Conheça o Asset Inventory Service (AIS) 2.0


AIS_logo
Se você não tem um sistema confiável de inventário de software e hardware de PCs (ou tem alguma restrição de rede/operação para manter um sistema desse tipo) você é um sério candidato a usar o Asset Inventory Service (AIS) da Microsoft.
O AIS é um serviço hospedado pela Microsoft que mantém um catálogo de todos os softwares instalados em seus PCs corporativos, ajudando a reduzir custos com esse gerenciamento (não requer infraestrutura local e nem mão de obra para atualizar os catálogos).
Por ser um serviço hospedado nos datacenters da Microsoft o seu único trabalho será distribuir um agente nos seus PCs corporativos (arquivo .MSI), e depois consultar o site de acesso restrito para gerenciar o ambiente e gerar relatórios. Todo o tráfego de dados entre seus PCs e nossos datacenters é feito através de HTTPS.
Algumas telas do serviço (clique para vê-las em tamanho original):
tela_AIStela_AIS_2
Se você ainda não conhece o AIS dê uma olhada nesse vídeo já demonstrando os recursos da versão 2.0 (vídeo em Inglês): http://technet.microsoft.com/pt-br/windows/ff805031(en-us).aspx?ITPID=partner
Vale lembrar que o AIS é parte do Microsoft Desktop Optimization Pack (MDOP). Para informações comerciais a respeito do MDOP acesse o site http://www.microsoft.com/windows/empresas (guia Produtos –> MDOP) e leia esse artigo: http://bit.ly/w7mdop

2 Respostas para “Conheça o Asset Inventory Service (AIS) 2.0

  1. Vinícius Perrott 17/02/2011 às 11:55

    Grande Marcelo!

    Na versão do AIS 2.0 já podemos ter o inventário de hardware e se no caso o cliente no futuro adquirir o SCCM teria como eu “importar” o inventário para dentro do SCCM ou tenho que fazer um novo inventário?

    Abraços!
    @viniciusperrott

  2. marcelomatias 18/02/2011 às 20:31

    o AIS 2.0 suporta relatórios de inventário de hardware sim, mas não tem essa integração de base de inventário com o SCCM. O SCCM tem uma base de inventário das máquinas que ele gerencia. Para você incluir isso no SCCM tem que implementar o agente dele nessas máquinas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: