Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Como recriar o DVD de instalação do Windows 7 com a sua própria versão corporativa


Um dos grandes avanços do Windows Vista (herdado pelo Windows 7) foi seu processo nativo de instalação baseado em imagem, que funciona independente da marca e modelo do hardware (no Windows XP isso teria sido um sucesso absurdo!).win7dvd

O que nem todos sabem é que a Microsoft oferece ferramentas gratuitas para que você possa, baseado numa instalação personalizada do Windows 7, capturar a sua própria imagem para distribuição em ambiente corporativo, já com todos os softwares e configurações que a sua empresa precisa (desde que tenha licenciamento adequado).

Essas ferramentas fazem parte do Windows AIK, e com base na sua documentação eu criei um passo-a-passo com todo o procedimento necessário para recriar o seu próprio DVD do Windows 7.

Você vai precisar de:

  • Um PC (PC #1) com unidade de gravação de DVD e com o Windows AIK instalado.
  • Uma mídia de instalação do Windows 7 (edição Enterprise ou Professional por volume).
  • Outro PC (PC #2) com o Windows 7 instalado e configurado a seu gosto (edição Enterprise ou Professional por volume).
  • Um HD externo para copiar a imagem de instalação do Windows 7.


No PC #2 faça todas as alterações que desejar (instalação de softwares adicionais, configurações, etc…). Quando a máquina já estiver configurada execute no prompt de comandos c:\windows\system32\sysprep\sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown. Isso permite que essa instalação de Windows 7 possa ser distribuída em outro PC (desde que tenha licença para isso).

No PC #1 (com o AIK já instalado) siga o seguinte procedimento:

  1. Clique em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Windows AIK”, botão direito do mouse sobre “Deployment Tools Command Prompt”, e selecione “Executar como Administrador”
  2. Execute o seguinte comando: copype.cmd <arquitetura> <destino>, onde <arquitetura> é x86 ou amd64 (depende do Windows 7 que você está usando) e <destino> é uma pasta vazia no seu PC, ex.: C:\WINPE. Por exemplo: copype.cmd x86 c:\winpe
  3. Copie para essa pasta (c:\winpe) o imagex.exe que acompanha o Windows AIK. Exemplo: copy “c:\program files\Windows AIK\Tools\x86imagex.exe” c:\winpe\iso
  4. Copie a imagem base (winpe.wim) para a pasta c:\winpe\sources com o nome boot.wim: copy c:\winpe\winpe.wim c:\winpe\ISO\sources\boot.wim
  5. Crie um disco de boot para fazer a captura da imagem do Windows 7 executando o comando oscdimg -n -bc:\winpe\etfsboot.com c:\winpe\ISO c:\winpe\winpe.iso
  6. Queime um CD a partir do arquivo winpe.iso gerado no passo 4 (o próprio Windows 7 permite essa gravação, mas você pode usar o software de sua preferência, por exemplo o Nero)
  7. Ligue no PC #2 o HD externo USB e dê um boot usando esse CD que foi criado pelo processo acima
  8. Quando o processo de boot finalizar (deve aparecer um prompt de comandos) digite o seguinte comando para fazer a captura da imagem do Windows 7: e:\imagex.exe /capture d: f:\install.wim “Windows 7 Corporativo” /compress maximum /verify /flags “Enterprise” , onde E: é a unidade do CD, F: é a unidade do HD externo, e D: é onde o Windows 7 foi instalado. O atributo flags indica a edição do Windows que está sendo capturado (Enterprise, Professional, etc…)
  9. Crie no PC #1 a pasta C:\Windows7DVD e copie para dentro dela todo o conteúdo do DVD de instalação do Windows 7. Exemplo: robocopy E: C:\Windows7DVD /mir, onde E: é a unidade do DVD.
  10. Substitua o arquivo C:\Windows7\DVD\sources\install.wim pelo arquivo install.wim que foi criado no HD USB usado no passo 7.
  11. Execute o comando oscdimg -m -n -bC:\Windows7\DVD\boot\etfsboot.com C:\Windows7\DVD C:\Windows7.ISO
  12. Agora é só queimar um DVD com o arquivo .ISO criado na etapa anterior.

Pronto, você acabou de criar um DVD com uma instalação personalizada do Windows 7 de acordo com a necessidade da sua empresa.

Para tornar automatizado o processo de primeiro boot você pode usar um arquivo de resposta (criado pelo Windows System Image Manager, parte do Windows AIK) ou então automatizar todo o processo de instalação usando o Microsoft Deployment Toolkit (MDT 2010).

Acesso o endereço http://bit.ly/unattend para pegar um exemplo pronto de arquivo de resposta.

Se você não quiser usar DVD você pode copiar o conteúdo da pasta C:\Windows7\DVD em um HD USB e fazer boot por ele.

74 Respostas para “Como recriar o DVD de instalação do Windows 7 com a sua própria versão corporativa

  1. robert deniro 23/03/2011 às 22:17

    quero recebe windows7 no meu imeio estou precisando muito

  2. Willian 25/03/2011 às 17:50

    Eu posso usar esse procedimento para criar uma imagem do windows 7 universal? Ex: Para instalar em qualquer pc

  3. Willian 25/03/2011 às 19:53

    Todas as versões do windows 7 aceitam essa ferramenta? Como ficaria os drivers e o tamanho da partiçao do HD na máquina que será “instalada” a imagem?

    • marcelomatias 26/03/2011 às 00:50

      Tecnicamente funciona em qualquer edição do Windows 7, mas vale lembrar que legalmente esse processo de redistribuição de instalação de Windows só deve ocorrer com as edições por volume do mesmo.
      Quando voce faz esse processo de captura da imagem ela tende a ficar com o mesmo tamanho que vem de fábrica. O Sysprep por padrão remove os drivers de terceiros que você tenha instalado no PC que foi capturado. Em outro artigo nesse meu blog eu escrevi sobre o processo de injeção de drivers direto na imagem.
      Sobre o tamanho da partição o fato é que o formato de imagem .WIM não captura a partição (como o Ghost faz), mas apenas o seu conteúdo, podendo aplicar portermente em qualquer tamanho de disco desde tenha espaço suficiente.

  4. Bruno Lopes 03/04/2011 às 13:55

    Marcelo,

    Participei do MS RoadShow 2011 e lá o Fábio Hara demonstrou um processo automatizado de instalação do Windows 7 através do MDT. No mesmo, ele usou um script automatizado. No final da palestra, fui pedir para copiar o mesmo, e ele disse que era de sua autoria e eu teria que solicitá-lo. Seria possível obter o mesmo ? Gostaria muito para me ajudar em uma automatizações e até mesmo para estudar mais para minha certificação.

    Já agradeço.

    • marcelomatias 03/04/2011 às 14:24

      Bruno, esse ambiente que o Hara usou é composto por scripts e instalação de produtos (Windows, Office…) criado com base no assistente do próprio MDT, com pouca customização.
      Se você quer um ambiente pronto para laboratório eu recomendo o download citado no artigo http://bit.ly/w7brlab (~14GB)
      Caso você queira montar um ambiente do zero eu recomendo os laboratórios virtuais do TechNet http://bit.ly/w7labtn
      Sobre o MDT 2010 o Anderson Thiago escreveu um artigo bem detalhado sobre seu uso http://bit.ly/dH6amw
      O download das ferramentas você consegue por aqui http://bit.ly/migtools

  5. Espinha 11/10/2011 às 06:59

    Obrigado por redireccionar-me para este link, mas depois de ler alguns comentários e o tutorial em si vi isto: “O Sysprep por padrão remove os drivers de terceiros que você tenha instalado no PC que foi capturado.”

    Significa que, se eu instalar as drivers da ATI e o Firefox por exemplo, ao criar a imagem, o sysprep rejeita o que foi instalado correcto? Então é como fazer com uma imagem limpa do windows 7? Obrigado.

  6. Jorge Anargyrou 08/11/2011 às 21:45

    Ola, marcelo.. estou tentanto sem sucesso utilizar o comando : c:\windows\system32\sysprep\sysprep.exe /oobe /generalize /shutdown , ele apresenta o seguinte erro : ERRO FATAL NA TENTATIVA DE EXECUTAR O SYSPREP NO COMPUTADOR, no log setuperr.log apresenta o seguinte erro: [0x0f0070] SYSPRP RunExternalDlls:An error occurred while running registry sysprep DLLs, halting sysprep execution. dwRet = 31 e [0x0f00a8] SYSPRP WinMain:Hit failure while processing sysprep generalize internal providers; hr = 0x8007001f.
    No log setupact.log aparece na sequencia :
    [0x0f008b] SYSPRP RunRegistryDlls:Found entrypoint in registry at SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Setup\SysPrep\Generalize\{fac80c8b-8a93-0a48-6a6f-2fe2739a2b89}; will try to launch ‘C:\Windows\System32\AuxiliaryDisplayClassInstaller.dll,WindowsSideShow_Sysprep_Generalize’,

    [0x0f0080] SYSPRP LaunchDll:Found ‘C:\Windows\System32\AuxiliaryDisplayClassInstaller.dll,WindowsSideShow_Sysprep_Generalize’; executing it

    Error SYSPRP WindowsSideShow: Failed to get task folder (0x80070002)

    Error [0x0f0082] SYSPRP LaunchDll:Failure occurred while executing ‘C:\Windows\System32\AuxiliaryDisplayClassInstaller.dll,WindowsSideShow_Sysprep_Generalize’, returned error code 31

    Error [0x0f0070] SYSPRP RunExternalDlls:An error occurred while running registry sysprep DLLs, halting sysprep execution. dwRet = 31

    Error [0x0f00a8] SYSPRP WinMain:Hit failure while processing sysprep generalize internal providers; hr = 0x8007001f

    Isso no seven ultimate sp1, 32 e 64 bits, ja tentei em notebook, net boot e desktop.
    Tbm tentei em seven sem o SP1.
    Só funciona o sysprep sem a opçao generalizar. vc poderia me ajudar .. fico grato pela sua ajuda.

    Ah., só para informar, lembra que eu tinha a necessidade de instalar o xp em um cartao SD de 4 gb, tive sucesso completo na minha empreitada. fico grato pela sua colaboraçao.

    • marcelomatias 08/11/2011 às 23:41

      Jorge, uma dúvida sobre o caso do Windows XP em cartão SD de 4GB… Como é que o cliente está licenciando essa solução? Me lembro que eram 1200 netbooks.

      No caso do sysprep uma boa prática é fazer a imagem em máquina virtual hyper-v, o que evita interferências de drivers de terceiros (existem formas de injetar o driver de terceiros na imagem ou no momento de instalação/pós instalação). Alem disso é recomendado pausar o antivirus no momento do sysprep. Lembre-se de não incluir o Windows em dominio.

      • Jorge Anargyrou 09/11/2011 às 22:26

        Ola, esse caso dos nets não tive sucesso na época e o cliente fez a opção por adquirir novas maqs como vc mesmo tinha sugerido.
        Mas como achei interessante o funcionamento por cartão sd, eu continuei a empreitada e consegui.

        Agora sobre o problema do sysprep, estava utilizando uma versão modificada por mim mesmo através do rlite, onde eu inclui as ultimas atualizações e fiz algumas alterações tbm.
        Lembrei disso e usei o dvd original e correu tudo bem, agora vou fazer todo o processo para finalizar.
        Mando informações posteriormente.

        Grato
        Abçs.

      • marcelomatias 09/11/2011 às 22:49

        No caso do XP em cartão SD lembre-se da questão do licenciamento. Eu já vi várias soluções técnicas criativas, só que legalmente não podem ser implementadas por restrição de uso do software.

        Esse é inclusive um dos próximos artigos desse blog: diferença entre “Suportado” e “Tecnicamente Funciona”

        No caso do sysprep, para você manter as configurações que você fez manualmente o ideal é habilitar a conta de administrador local, se autenticar com esse usuário, apagar o perfil de outros usuários (caso existam), fazer todas as configurações necessárias (autenticado como administrador), e no momento de executar o sysprep usar um arquivo de resposta que contenha em sua estrutura o CopyProfile=TRUE.

        Isso vai tornar o conteúdo do perfil do administrador padrão para os próximos usuários que fizerem logon nesse PC.

  7. Jorge Anargyrou 09/11/2011 às 22:28

    Usando o dvd limpo sem alteraçoes, correu tudo bem sem problemas, e a instalaçao ficou perfeita.
    Apenas os icones gadgets e algumas alteraçoes nao foram mantidas, mas blz , pq o principal rodou perfeito.
    Agora vou fazer com a versao 64

    abçs

  8. jackson 08/03/2012 às 09:36

    marcelo para capitura minha imagem personalizada só pode ser capiturada com um HD esterno ou tem outro metodo o arquivo de resposta. como uso ele.

    • marcelomatias 09/03/2012 às 22:05

      HD externo ou Pendrive são os métodos mais fáceis. Também é possível salvar em alguma pasta compartilhada em rede. Nesse caso você pode mapear a unidade com o comando net use * \\servidor\pasta_compartilhada.
      Sobre o uso de arquivo de resposta eu publiquei um exemplo (e sintaxe de uso) em http://bit.ly/unattend, citado no artigo acima. Para modificar ou criar o seu próprio arquivo de resposta eu recomendo estudar o arquivo de ajuda do Windows AIK. A documentação é bem completa.

  9. jackson 13/03/2012 às 10:26

    marcelo como usa compartilhamento de rede para captura minha imagem compartilhada?

    • marcelomatias 19/03/2012 às 13:05

      Você pode usar a sintaxe do comando net use (exemplo: net use * \\servidor\pasta_compartilhada ) para associar uma letra de unidade (ex.: z:) a uma pasta compartilhada de rede.

  10. daniel 14/03/2012 às 15:33

    Como faço para recriar arquivo install.wim, pois adicionei ao arquivo os drivers da placa de rede, e agora não sei como recriar o arquivo com os drivres atualizado.

    • marcelomatias 19/03/2012 às 13:10

      Daniel, esse artigo cobre essa etapa, mas é preciso usar um arquivo de resposta no momento do sysprep. Use como base o exemplo que eu publiquei ao final desse artigo

  11. jackson 02/04/2012 às 07:25

    marcelo criei minha imagem personalisada mas quando temto fazer o Recovery com aminha imagem install.wim personalisada o ero no Recovery e que não a imagem de extalação.como faço para resouver oploblema.

  12. jackson 02/04/2012 às 12:34

    marcelo linha de comando que eu usei foi g:\imagex.exe /capture d: f:\install.wim “Windows 7 Corporativo” /compress maximum /verify /flags “ULTIMATE”

  13. jackson 15/04/2012 às 09:55

    marcelo como faço para faze boot da minha imagem personalisada ingual como vem de fabrica aquela partição (X)

  14. jackson 12/05/2012 às 21:44

    marcelo criei minha image.install.wim personalisado com os draives pre-estalados oploblema e quando uso DVD com a minha image personalisada para faze implementar uma partição de recuperação no meu pc o erro que aparece é que Windows não encomtrou nem uma imagem de instalação como faço para resouve esse ploblema? a e quando estalo Windows pelo meu DVD com a minha image personalisada a estalação da tudo certo só que quando termino a estalação não com sigo acessa aopção de Recuperação pelo F8 simplesmente some me resouva essas duvidas por favo!

  15. Ckathanno 27/05/2012 às 21:59

    Caro Marcelo estive lendo ao longo do dia parte de tanto conhecimento seu obtido e partilhado entre tantos salvo também, como a diluição da síntese de resolução de erros encontrados por aqueles que enfatizam por suas publicações, sendo assim vou montar uma ISO. de um cliente onde varias maquinas de diversas placas e acessórios são conectados porem o seguinte se condiz, em minha duvida no sysprep que você tem deixado o link já formulado e possível fazer a instalação da ISO. em qualquer placa mãe sendo Chipsets e processadores diferentes a fim de não haver incompatibilidade do mesmo e erro de instalação. Salvo que a configuração padrao dessas maquinas incluem um programa gerenciado por servidor.
    Agradeço desde já por duvidas e soluções.

    Atenciosamente.

    Ckathanno.

    • marcelomatias 28/05/2012 às 10:30

      Ckathanno, se você está usando como base o arquivo de resposta que eu publiquei será necessário fazer uma pequena edição, removendo o seguinte trecho:

      true
      true

      Marcelo

  16. USERID 08/08/2012 às 15:26

    Boa tarde,
    Fiz todo o procedimento mas quando mando instalar da a seguinte mensagem :
    “O Windows não pôde coletar informações de [OSImage] já que o arquivo de imagem especificado [install.win] não existe.”
    Revi o procedimento de captuar a imagem, verifiquei as permissões do arquivo, testei via maquina virtual, queimei um dvd e testei em um pc ….. sempre a mesma mensagem.
    O que pode ser ?? ( Meu arquivo install.win ficou com 3,87 gb)

    • marcelomatias 08/08/2012 às 15:52

      Os casos em que vi isso ocorrer tinha relação com arquivo corrompido ou problema na gravação do DVD. Se você gravou a imagem em DVD tente gravar em um pendrive para confirmar que o .WIM está integro.

  17. USERID 08/08/2012 às 16:50

    Acabei de fazeir isso, copiei o DVD do Win 7 no pen driver sem o install.win, depois dei o comando para capturar :
    e:\imagex.exe /capture C: F:\sources\install.wim “Windows 7 Custom” /compress maximum /verify /flags “ULTIMATE”
    Onde C: é a unidade do sistema de referencia e F:\sources o meu pendrive,
    Exit reiniciei o computador dei o boot pelo pendrive e o mesmo erro ….

  18. USERID 09/08/2012 às 09:23

    Nesse mesmo pendrive copiei o arquivo install.win do dvd win 7 e passou normal, então conclui que o problema realmente esta na imagem capturada, descarto problemas na gravação do arquivo por que ja testei de varias formas (direto para o pendrive, para outra partição do hd) …. tem alguma ferramenta que eu possa abrir esse arquivo .win para conferir se algum arquivo esta faltando ??? ou alguma outra ideia ??

  19. USERID 09/08/2012 às 17:37

    Cara coloca essa na lista de bizonhices ….. eu tava salvando o arquivo com a extensão .win com “n” sendo que o correto é com “m” … preste bem atenção na mensagem de erro ai que caiu a ficha, valeu ai agora vou mexer pra colocar o arquivo de reposta !!!

  20. jorge ana 09/08/2012 às 22:08

    Ola, marcelo, queria saber se tem alguma forma de capturar nova imagem do windows, mas deixar a opçao de escolha de qual versao instalar como no dvd original. pq na captura temos q optar qual ( flags ) usar, ultimate etc.. como tenho clientes que possuem versoes diferentes de windows mas com os mesmos programos usados no ambiente corporativo, pq ai tenho q fazer varias capturas para cada versao.
    grato.

  21. USERID 10/08/2012 às 11:10

    Tem como personalizar a imagem de fundo durante a instalação do windows ? enquanto esta descopactando os arquivos ….

  22. Tony 19/08/2012 às 15:49

    Meu caro Marcelo, eu posso fazer todas as customizações e instalação de programas e deixar o sistema como eu gostaria, rodar o SYSPREP “oobe /generalize /reboot” e fazer um backup com o norton Ghost para poder restaurar qualquer máquina? Ou vai dar problema por causa da diferença dos chipsets das máquinas?

    • marcelomatias 19/08/2012 às 16:31

      O parâmetro generalize vai tornar o windows totalmente independente do hardware onde foi instalado, evitando qualquer problema na instalação em outras máquinas. O norton ghost é desnecessário.

  23. Ricardo Hahn 03/09/2012 às 19:48

    Marcelo boa noite,

    li o teu post e tentei realizá-lo passo a passo, mas no final, quando fui testar a instalação, o programa de instalação acusou que o arquivo install.wim não existia e que eu deveria substituir a mídia, detalhe meu arquivo ficou com 6,9GB.
    Fiz o teste rodando a instalação direto do pen drive.
    Aqui na empresa que trabalho, utilizamos a instalação sob demanda direto pela rede e o sistema instalado é o Windows 7 Enterprise X64.
    Teria como me ajudar?

  24. Jorge Augusto 21/11/2012 às 11:04

    Gostaria de saber se esse método funciona com o windows 8.

  25. Jorge Augusto 23/11/2012 às 10:17

    Marcelo como eu sei se um computador é baseado em BIOS ou UEFI?

  26. Anderson Sonaglio 05/07/2013 às 13:59

    Amigo. Estou usando o sysprep e ele acaba ficando com 2 usuarios , no caso o que criei antes de executar o sysprep e o usuario que cria quando se liga o pc no cliente . Tem como dar o comando no syprep fazendo com que na hora que “reiniciar” para fazer a captura da imagem ele automaticamente “queime” o usuario ??? Nao sei se me expressei bem. Mas fica ai minha duvida

    • marcelomatias 05/07/2013 às 15:12

      Anderson, o recomendado é ativar o usuário local administrador, fazer logon com esse usuário e apagar o usuário que o Windows cria após a instalação.

      Depois de personalizar a instalação e rodar o sysprep a conta local do administrador será automaticamente desabilitada.

      Marcelo

  27. Edson Vasconcelos 22/07/2013 às 17:37

    Marcelo . eu não estou conseguindo.

    quando eu digito o comando:
    e:\imagex.exe /capture c: f:\install.wim “Windows 7 Corporativo” /compress maximum /verify /flags “Professional”

    diz uma mensagem:

    e:\imagex.exe nao é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operavel ou um arquivo de lotes

    me ajude pf

    • marcelomatias 22/07/2013 às 17:45

      Edson, eu indiquei a unidade E: como exemplo da unidade atribuída ao leitor de CD/DVD.

      Teste as outras unidades (D:, F:…) para ver qual foi atribuída ao seu leitor de CD/DVD.

      Marcelo

  28. Lauro 27/09/2013 às 00:02

    Oi Marcelo… Também tô com o problema dos Usuários… Fiz toda a instalação com o nome de usuário “Cliente” por exemplo, daí fiz os ajustes que gostaria, coloquei os programas, tudo OK, fiz a captura da imagem, tudo nos conformes, mas quando eu faço a instalação ele pede nome de usuário, como na instalação normal do Windows, só que daí ele não aceita o nome “Cliente” porque diz que já tem um usuário com esse nome, daí coloco outro nome, por exemplo: “Cliente2” e a instalação finaliza, só que daí ficam 2 usuários no Windows 7… um como “Cliente” e outro com o nome de “Cliente2”, claro dá para remover a conta “Cliente2” excluindo todos os arquivos dela pelo painel de controle que tudo fica normal, mas não gostaria de ter mais esse trabalho… tem como automatizar?

  29. Rocha 28/09/2013 às 09:54

    Olá Marcelo, parabéns por toda ajuda que nos presta.
    Segui todo o procedimento e qnd fui fazer a instalação pelo iso customizado. A instalação reclamou do arquivo install.wim. verifico dentro do iso que ele na pasta tinha 6gb e quando gero o iso ele passa para 1,5gb. É normal reduzir. Onde posso estar errando.

  30. Rocha 03/10/2013 às 10:57

    Oi Marcelo, realmente tirei o -n e coloquei -u2 e o problema do install.wim acabou, mas agora depois que instala e reinicia, para na tela “A Instalação esta iniciando os serviços” e não sai mais.
    Sabe o que pode ser? Desde já obrigado.

  31. Rodrigo Santarosa 18/10/2013 às 11:08

    Bom dia Marcelo, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do tutorial. Com vários anos de informática, eu nunca imaginaria que o Windows 7 tivesse ferramentas para customização de instalação do mesmo (mesmo porque não sou estudioso do sistema).

    Agora o problema: Após acender a cada etapa do seu tutorial e obter sucesso em todas sem maiores transtornos, chegou a tão esperada hora de criar minha .iso customizada. Tudo funcionou as mil maravilhas, porém quando vou queimar o DVD com o Nero 8, dá um erro de disc-at-once (utilizei DVD+R DL 8.5GB). Deixando de lado a gravação, tentei copiar para um pendrive de 8GB minha pasta (meu arquivo install-wim ficou com 5,6GB) pelo método tradicional de copiar e colar do windows, mas sem sucesso. Usei a ferramenta “Windows 7 USB DVD Download Tool” para tentar jogar a imagem .iso para o pendrive, sem sucesso também. Só consegui copiar minha pasta do Win7Custom para um HD de note de 100GB ligado a uma porta USB (maravilha!!!). Quando vou ao PC e espeto tentando dar o boot por este HD, fica piscando no canto inferior esquerdo da tela aquele traço característico de prompt de comando sem nada fazer. Deixei quase uma hora para ver se acontecia algo e nada. Tenho que copiar a pasta para um pendrive ou HD externo usando comandos através da janela do AIK aberta inicialmente? Senão, onde posso estar errando após transcorrer todos os passos sem problemas?

    Outra coisinha é o seguinte: Depois de criar a imagem do computador com a minha versão do windows, este fica inutilizado? Tenho que reformatá-lo ou tem um comando para reiniciar a máquina normalmente? Pergunto pois aqui ao concluir a criação da imagem, meu sistema não subiu, dando erro de registro e outros…

    Sem mais para o momento, agradeço pelo tutorial e espero que possa me ajudar neste fim de empreitada.

    Abraços.

    • marcelomatias 12/10/2014 às 09:24

      Rodrigo, recomendo que você use o Microsoft Deployment Toolkit para automatizar a instalação do Windows 7/8.x. Eu publiquei nesse blog vídeos usando o Windows 8.x como exemplo, mas o método se aplica perfeitamente para o Windows 7. O MDT já tem suporte nativo pra criar mídia de instalação, tanto .ISO quanto para pendrive/HD USB.

      Sobre o PC usado para criação da imagem, a recomendação é usar sempre máquina virtual. Fica bem mais prático dessa maneira.

  32. Lauro Gomes 19/11/2013 às 15:11

    Oi Marcelo… já tem algum tutorial desse tipo para o Windows 8 ou 8.1? Abraço

    • marcelomatias 12/10/2014 às 09:20

      não nesse formato, mas eu publiquei nesse blog vídeos mostrando como fazer processo automatizado de instalação através do Microsoft Deployment Toolkit, que é um método mais poderoso e flexível.

  33. Rafael Costa 08/04/2014 às 22:16

    Poxa, demorei tanto tempo fazendo esse procedimento e quando estava tudo terminado, fui instalar pra ver a nossa grande obra de arte e deu erro: Não lembro a mensagem ao pé daletra, mas dizia mais ou menos que a instalação não conseguiu encontrar o arquivo install.wim. Mas ele esta lá, certinho. Parece que fala que foi corrompido, sei la… Po, fiquei tristão, pensei que ia agilizar meus processos com essa instalação… Mas pelo visto to vendo que vou ter que fazer tudo de novo e me desanimo na incerteza se vai dar certo ou errado mais uma vez, até porque é um processo muito demorado… Se alguém puder me ajudar, seja o próprio Marcelo ou qualquer outra pessoa que tenha conseguido eu ficaria muito agradecido… Mas mesmo assim, desde já, obrigado.

  34. jose 19/04/2014 às 23:33

    boas tou com problema com meu portatil e um packard bell easy note te11 e algumas teclas deixarão de funcionar da noite pro dia apos uma atualização já resolvi o mesmo problema de 2 amigos formatando o pc no qual os portáteis são da marca acer o Windows que estou a usar e Windows 7 e tou a dar boot por via usb reparei que durante o processo da instalação dos portáteis dos meus amigos a terminada altura pede para colocar a chave de segurança da eternet coloco a chave e apos o Windows iniciar ta já tem os drivers da placa wirless estalados e o teclado ta 100 por cento bom já o meu não sou um amdor e na percebo nada de computadores mas penço que injectando os drivers da placa de rede wirless no boot do Windows deia pra fazer updates antes de iniciar o Windows sera que me podem ajudar já baixei o program AIK e tou a usar o daemontools para abrilo mas não percebo nada era bom que alguém fize-se uma video aula pa mostrar como se faz aposto que muita gente desconhece esse processo no you tube não encontrei nada do género se souber outra maneira para me ajudar agradeço desde já deixo aki um abraço e k deus nos ajude a todos

    • marcelomatias 22/04/2014 às 22:15

      Jose, eu recomendo que você pesquise com o fabricante do PC se existe algum problema reportado a respeito disso. Eu nunca vi uma tecla parar de funcionar por causa de alguma atualização de software, a menos que o fabricante do PC exige o uso de algum driver/software para habilitar o funcionamento de algumas teclas especiais. Pode ser que o fabricante ofereça alguma atualização a ser instalada no seu PC.

  35. Daniel 06/05/2014 às 09:12

    Marcelo, no meu caso apresenta um erro após copiar todos os recursos e reiniciar, ele volta na tela “A instalação está iniciando os serviços” e apresenta esta mensagem “O windows não pôde terminar de configurar o sistema. Para tentar continuar a configuração reinicie o computador”
    Ao reiniciar o computador ele volta na mesma etapa e apresenta o mesmo erro.

    Pode me ajudar?
    Obrigado

  36. Nilson Ferreira 31/10/2014 às 16:46

    Criei a imagem do win7 conforme o tutorial, funciona perfeitamente em desktop, mas quando tento instalar em notebook, instala normalmente e na hora de reiniciar surge a tela azul da morte.
    Este processo não funciona em notebook, ou tenho que criar outra imagem a partir de um notebook?

  37. Romulo 16/03/2015 às 08:18

    Bom dia Marcelo!
    Tive que trocar o HD defeituoso do Notebook por um novo de 500 GB, consequentemente tive que instalar, atualizar e configurar tudo novamente, o que me deu um trabalhão! Volta e meia sempre temos que formatar, ou trocar um HD, ou computador, nos obrigando a começar do zero e perder dias e mais dias procurando soluções para resolver conflitos entre softwares e deixar o sistema como necessitamos!

    Preciso criar um DVD com a imagem do sistema do Windows 7 Professional (com chave original), com todas as atualizações do Windows Update que fiz até o momento, o Office, Front Page, Avast! Antivírus, Nero e alguns programas que mais utilizo no dia a dia e que dão trabalho para configurar, pois entram em conflito entre eles no Windows 7, como; (BSPlayer – K-Lite Mega Codec Pack 7.9.0 – Subtitle Workshop 2.51 – VirtualDubMod 1.5.10.2 – FormatFactory 2.96), Além de minhas configurações, para quando eu precisar formatar, ou trocar o HD, basta dar o boot com o DVD para iniciar uma instalação personalizada (no HD formatado), com o Windows, programas, drivers, etc, sem a necessidade de nenhum programa. Pela pequena quantidade de programas que tenho instalado deve dar em umas 2, ou 3 mídias, pois não tem nada nas Bibliotecas da Unidade “C”. As imagens, vídeos e documentos estão na partição “E” que criei para backup.

    Me indicaram os programa Macrium Reflect Free e RT Se7en Lite – Beta (build 2.6.0) for windows 7, mas tenho pesquisado ha meses na Internet, perguntado em fóruns, mas não consigo encontrar um tutorial com método mais simples e atualizado direcionado ao meu caso, que deve ser o mesmo de milhares de usuários do Windows 7. Isso posto, solicito ajuda para solucionar esse problema que considero prioritário, com a esperança de obter um passo a passo que serviria pra muita gente!

    Fico aguardando e agradeço com um grande abraço!

    • marcelomatias 16/03/2015 às 12:23

      Romulo, no seu caso eu acredito que a própria ferramenta de backup do Windows 7 deve ter ajudar. Através dela é possível fazer um backup completo da máquina, permitindo a reinstalação completa em caso de problemas.

      • Romulo 16/03/2015 às 19:01

        Boa noite Marcelo!
        Antes de mais nada, parabéns pelo artigo!
        O Backup do Windows é muito limitado e não tem como dar boot pelo DVD. Eu queria gravar meu DVD personalizado para quando precisasse formatar não ter que instalar o Windows para então depois fazer a restauração. Assim como se eu trocar de computador consiga instalar as mesmas configuração do computador anterior.Além disso eu tenho uma partição de backup com todos os meus arquivos importantes, que não posso perder!

        Mais uma vez agradeço!

      • marcelomatias 17/03/2015 às 09:03

        Romulo, a partir do disco de recuperação do Windows (criado a partir do próprio Windows 7) você consegue fazer a reinstalação a partir do backup completo em uma só tacada

        http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/restore-computer-from-system-image-backup#1TC=windows-7

        Uma forma de automatizar a instalação do Windows, incluindo a quebra em vários DVDs, é através da ferramenta gratuita Microsoft Deployment Toolkit.

      • Romulo 19/03/2015 às 09:42

        Bom dia Marcelo!

        Muito obrigado mesmo pelo seu interesse, paciência e dicas mas eu realmente estou precisando aprender automatizar a instalação do Windows, pois já li muito sobre criar um disco de recuperação do Windows a partir do próprio Windows 7 e percebi que não atende às minhas expectativas, por três motivos a seguir:

        1) Como meus filhos também utiliza o computador estou sempre formatando o HD e só tenho um de 500 GB divididos em 2 partições. Tentei diminuir a partição “C” que tem o tamanho de 255013 MB e onde tem apenas o sistema, para aumentar a partição “E” que criei e tem 221824 MB e estou utilizando para Backup de todos os arquivos. Acontece que quando entro no Gerenciador de Disco do Windows e tento diminuir o volume da Unidade “C” que está com 236713 MB livres só aparece o Tamanho de espaço para diminuição disponível em MB: 11747 e sei que a Unidade “C” onde está instalado o SO e os programas só tem 30686 MB de espaço usado.

        2) Pretendo comprar um computador mais rápido e atualizado com HD de 1 TB ou maior e dividi-lo em partições pré-definidas logo durante à instalação do Windows personalizada, pois o meu já tem três anos de uso e já vem apresentando defeitos de hardwares, como o teclado que não funciona mais e o HD que já queimou, por isso que eu gostaria de instalar o meu sistema personalizado no novo computador, que pretendo comprar antes que esse queime a placa-mãe por exemplo.

        3) Como eu pude ler nos fóruns; o disco de recuperação do Windows não pode ser instalado em outro computador com configurações de hardwares diferentes do computador que sofreu o backup, por isso que eu preciso de ajuda para conseguir um tutorial passo a passo para criar um DVD com a imagem do sistema do Windows 7 Professional, incluindo todas as atualizações do Windows Update que fiz até o momento, drivers, o Office, Front Page, Avast! Antivírus, Nero e alguns programas que mais utilizo no dia a dia e que dão muito trabalho entre pesquisas na Internet e tentativas para configurá-los, pois entram em conflito entre eles no Sistema do Windows 7.

        Agradeço com um grande abraço, na esperança de conseguir um tutorial do RT Se7en Lite – Beta (build 2.6.0) for windows 7, ou outro programa com passo a passo, que certamente deverá servir também como solução para milhares de usuários do Windows 7.

  38. Augusto 29/05/2015 às 22:14

    primeiro de tudo… muito top o tutorial… mas ta acontecendo algo estranho quanto eu tento usar o imagex

    erro usando o imagex “o subsistema necessario para aceitar o tipo de imagem nao esta presente”

    poderia me dar uma luz para resolver amigo????

  39. Sergio Henrique Cordeiro Peres 18/01/2016 às 15:52

    Marcelo, boa tarde!

    Segui todos os passos passados no tutorial, meu ISO customizado deu quase 8Gb. Então ao invés de eu queimar uma mídia de DVD, criei um pen drive bootavel com o Windows7-USB-DVD-tool, porém o próprio programa já me reclamou do arquivo install.wim (que estava muito maior), então tirei o -n e coloquei -u2 e o problema foi solucionado. Então criei o pen drive e fui até o PC a ser formatado com essa imagem customizada, porém no meio da instalação é exibido um erro >>>> http://goo.gl/AaPbba << – Link da imagem
    A ISO utilizada (sem customização) funciona corretamente, vale ressaltar que é uma ISO com todas as versões do windows x86 e x64, pode ser isso?
    Não sei se essa é a ideia, mas instalei tudo que eu deveria instalar em um pc após a formatação (office, nero, antivirus, chrome, etc). Sabe o que pode ser esse problema?

  40. Nilson 27/02/2016 às 23:23

    Marcelo,

    Criei um arquivo de resposta…. até ai tudo bem, mas quando finaliza a instalação do windows, aparece 2 unidades de disco:

    C:Windows
    D:System

    Porque essa unidade aparece, pois ela não deveria ficar oculta?

    Desde já agradeço sua atenção!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: