Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Saiba como fazer Boot por VHD com Windows 7 ou Windows Server 2008 R2


hdd-inside-view[1]
Os arquivos .VHD sempre foram conhecidos como discos virtuais para máquinas virtuais no Virtual PC ou Hyper-V. Com a geração Windows 7 e Windows Server 2008 R2 nós conseguimos aproveitar esses mesmos discos virtuais para subir máquinas físicas, o chamado Boot por VHD.
Qual a grande vantagem com isso?
  • Usar uma mesma imagem em formato .VHD tanto para implementação de Windows em máquinas físicas quanto em máquinas virtuais (cenários de virtualização de desktops – VDI)
  • Facilitar a implementação de máquinas físicas com múltiplas partições
  • Facilitar a manutenção do sistema operacional instalado nos PC (suporta uso de VHD diferencial, imagina só o que dá pra fazer com isso!)
  • É um formato de imagem suportado no Windows Deployment Services do Windows Server 2008 R2 (você pode distribuir essa imagem através de boot pela rede!)… além de outras possibilidades que a sua criatividade permitir.
Há limitações quando usamos um SO através de boot por VHD? Sim, e são as seguintes: só funciona com Windows 7 ou Server 2008 R2 (incluindo Hyper-V Server 2008 R2) e não suporta hibernar nem BitLocker.
Interessante… agora que você conhece algumas das vantagens e quais as limitações como começar a implementar isso?
Lista de Material:
  • DVD de instalação do Windows 7, Windows Server 2008 R2 ou Hyper-V Server 2008 R2
  • Windows Automated Installation Kit para Windows 7 / Windows Server 2008 R2 (você só precisa do arquivo IMAGEX.EXE e BCDBOOT.EXE que acompanha o AIK)
Lembrete: Estou considerando no exemplo abaixo que a máquina que vai receber o .VHD já está com a unidade C: formatada. Além disso estou considerando o DVD como unidade D:
À propósito a unidade C: pode conter a instalação de outra versão de Windows, sem problemas. Aliás um dos benefícios do boot por VHD é você poder fazer dual boot sem ter que particionar o disco.
Procedimento:
1. Executar o DISKPART
a. CREATE VDISK FILE=”C:\WIN7.VHD” TYPE=EXPANDABLE MAXIMUM=40000 (onde 40000 é o tamanho – 40GB – do disco virtual que será criado. Esse tamanho não pode ser maior que o espaço livre no seu disco rígido)
b. SELECT VDISK FILE=”C:\WIN7.VHD”
c. ATTACH VDISK
d. CREATE PARTITION PRIMARY
e. ASSIGN LETTER=R
f. FORMAT FS=NTFS QUICK
2. Executar em OUTRA janela do Command Prompt (deixe a tela do DISKPART aberta)
a. IMAGEX /APPLY D:\SOURCES\INSTALL.WIM 1 R: (onde D: é a letra da unidade de DVD onde está a mídia de instalação)
b. BCDBOOT R:\WINDOWS /S C: (isso cria/atualiza o bootloader do Windows com essa entrada para o arquivo VHD)
3. Voltar para a tela do DISKPART
a. DETACH VDISK
4. Pronto! Quando você reiniciar o seu PC já terá o bootloader do Windows 7 / Server 2008 R2 apontando diretamente para o arquivo .VHD

4 Respostas para “Saiba como fazer Boot por VHD com Windows 7 ou Windows Server 2008 R2

  1. Rodrigo Soares 20/02/2011 às 12:48

    Bom Artigo Marcelo, quero saber se essa publicação foi feita antes da atualização que permite a instalação de maquinas virtuais sem o hardware de virtualização, pois sabemos que placa mãe de baixo custo não vem equipada com recursos de virtulização. Tenho maquinas de cliente que os mesmos não tem servidores ou qualquer conhecimento em informática, porem os pcs da empresa é tudo Windows 7, eles gostaria de inicializar somente o Windows XPMode quando a maquina fosse ligada. Essa publicação do site procede a pergunta acima.

    Rodrigo Soares
    Colaborador do Microsoft TechNet Brasil

    • marcelomatias 20/02/2011 às 16:16

      Rodrigo, o boot por VHD não depende de suporte à virtualização porque não usa emulação de hardware/hypervisor. Nativamente só suporta Windows 7 ou Windows Server 2008 R2 dentro do arquivo VHD, portanto não atende o pedido do seu cliente.

      O suporte ao downgrade para Windows XP é permitido através de contrato de volume com garantia de software (software assurance). Com esse tipo de contrato o cliente poderia instalar o Windows XP nativamente em seu PC e ainda ter direito de rodar qualquer versão de Windows Client para negócios no Virtual PC (Windows 7, Windows Vista, Windows XP…)

  2. Felipe (@FelipeMarinho97) 01/07/2012 às 16:59

    Obrigado mesmo cara, esse artigo me ajudou muito.. lembrando que o tutorial serve também para instalar um SO a partir de uma imagem .iso e foi isso que eu fiz para instalar o Windows 8 aqui. Além disso creio que dá para instalar o sistema utilizando o Virtual Box por exemplo e depois fazer com que o ele dê boot a partir do arquivo o arquivo .VHD Abraço! :D

  3. junior 08/01/2016 às 07:55

    eu queria fazer com o windows 10 sera que tem como?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: