Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Por que quando reduzimos o conteúdo de arquivos .WIM o seu tamanho não diminui?


aik Na minha palestra no TechEd 2009 sobre Windows Recovery Environment (Windows RE) me questionaram sobre como diminuir o tamanho de um arquivo .WIM quando reduzimos seu conteúdo.

Em primeiro lugar se você não está familiarizado com o formato de imagens .WIM (100% gratuito) recomendo consultar a documentação do Windows Automated Installation Kit (WAIK) – http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-br&FamilyID=696dd665-9f76-4177-a811-39c26d3b3b34). Existe a opção de documentação em Português!!!

Agora vamos para a resposta:

Quando reduzimos ou removemos o conteúdo de dentro de um arquivo .WIM apenas as referências na tabela de alocação são zeradas, permanecendo ainda o espaço de alocação dos arquivos. É algo semelhante com a formatação rápida de partições.

O comportamento é dessa forma para otimizar o tempo gasto nesse processo de manutenção. Se durante cada alteração no arquivo .WIM tivéssemos uma otimização do espaço de armazenamento o processo seria muuuito lento.

Mas não se desanime, existe uma alternativa!!!

Para forçar essa otimização o recomendado é exportar a imagem (ou as imagens) do arquivo .WIM original para um novo arquivo .WIM. A sintaxe é:

IMAGEX /EXPORT ARQUIVO_ATUAL.WIM X ARQUIVO_NOVO.WIM (onde X é o número do índice da imagem a ser exportada. O argumento /INFO do IMAGEX mostra o índice de cada imagem).

Se você tem essa necessidade por frequentemente incluir/atualizar drivers vale a pena estudar o uso do Windows Deployment Services (WDS) do Windows Server 2008 R2, que possibilita a entrega de imagens através de boot pela rede (boot PXE). Nessa versão é possível manter uma base dinâmica de drivers fora da imagem .WIM.

Uma resposta para “Por que quando reduzimos o conteúdo de arquivos .WIM o seu tamanho não diminui?

  1. Eduardo 29/08/2009 às 16:07

    Muito bom Marcelo !!! Agora esta explicado…Abraço,Zarpelão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: