Otimização de Desktop

Informações sobre implementação e gerenciamento de PCs e dispositivos corporativos

Como injetar drivers na imagem de instalação do Windows 7


O processo de instalação do Windows 7, ao contrário do Windows XP, já vem de fábrica em formato de imagem no arquivo [DVD]:\sources\install.wim (artigo sobre um dos métodos para recriar essa imagem), mas notamos que nem sempre todos os dispositivos dos nossos PCs são reconhecidos pelo banco de drivers que a acompanha.

Existem basicamente três métodos para garantir que todos os drivers serão instalados:

  1. Processo manual de instalação de cada driver após o setup do Windows (fora de cogitação quando precisamos implementar em larga escala)
  2. Oferecer os drivers através de ferramentas/sistemas de implementação como: Windows Deployment Services (WDS), Microsoft Deployment Toolkit (MDT) ou System Center Configuration Manager (SCCM)
  3. Injetar os drivers diretamente na imagem em formato .WIM

O método mais comum em grandes implementações é o número 2, mas quando por alguma razão não podemos usar nenhuma dessas formas o que podemos fazer?

Para o processo abaixo vou cobrir a opção 3, bem interessante porque exemplifica um dos usos da ferramenta Deployment Image Servicing and Management (DISM) para manipulação offline de imagens de instalação ou imagens de boot (ex.: [DVD]:\sources\boot.wim ou Windows PE).

Lista de Material:

  • Um PC com o Windows AIK instalado (link para download)
  • Uma imagem de instalação do Windows 7 em formato .WIM (se não tiver nenhuma use o arquivo [DVD]:\sources\install.wim do DVD do Windows 7, usado para ilustrar os passos a seguir)
  • Crie a seguinte estrutura de pastas nesse PC: C:\imagem\offline e C:\imagem\drivers
  • Copie um ou mais drivers (organizados em pastas individuais) na estrutura C:\imagem\drivers

Passo-a-passo:

  1. De posse de um PC com o AIK instalado copie o arquivo install.wim para a pasta C:\imagem\
  2. Abra o Prompt de Comandos como administrador (botão direito do mouse sobre o atalho, Executar como Administrador) e execute:
  3. Dism /Get-WimInfo /WimFile:C:\imagem\install.wim

    Esse comando retorna quais imagens fazem parte desse arquivo .WIM (esse formato suporta múltiplas imagens num mesmo arquivo físico). Anote o número do Índice da imagem que você quer manipular, que no meu caso é o número 1.

  4. Dism /Mount-Wim /WimFile:C:\imagem\install.wim /Index:1 /MountDir:C:\imagem\offline
  5. Esse processo vai abrir na pasta C:\imagem\offline todo o conteúdo da imagem selecionada no arquivo .WIM e identificada pelo Index:1, permitindo manutenção offline como: troca de arquivos, instalação de hotfix, injeção de drivers, etc. Esse processo pode levar alguns minutos.

  6. Agora você tem duas opções para injetar drivers:
    1. Individualmente: você precisa indicar o caminho de cada arquivo .INF, como no exemplo a seguir:
      Dism /Image:C:\imagem\offline /Add-Driver /Driver:C:\imagem\drivers\Toaster\toaster.inf
    2. Em lote: você indica apenas o caminho da pasta “pai”, e todos os drivers possíveis (mesmo os que estão subpastas) serão adicionados:
      Dism /Image:C:\imagem\offline /Add-Driver /Driver:c:\imagem\drivers /Recurse
  7. Para conferir os novos drivers que foram instalados execute:
    Dism /Image:C:\imagem\offline /Get-Drivers
  8. Para remover algum desses drivers use a sintaxe:
    Dism /image:C:\imagem\offline /Remove-Driver /driver:oem1.inf
  9. Para persistir essas alterações na imagem execute:
    Dism /Unmount-Wim /MountDir:C:\imagem\offline /Commit
    Troque o parâmetro /Commit por /Discard caso queira descartar as alterações

O procedimento acima alimenta a base nativa de drivers do Windows com os que você indicou, tornando a etapa Plug&Play mais eficiente.

Para recriar o DVD do Windows 7 com essa imagem atualizada consulte o artigo Como recriar o DVD de instalação do Windows 7 com a sua própria versão corporativa (a partir do passo 9).

Observações:

  • Esse guia é válido para imagens baseadas no Windows Vista, Windows 7, Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2 e Windows PE.
  • Esse processo só funciona para drivers que podem ser instalados a partir do seu arquivo .INF. Em alguns casos você consegue extrair o conteúdo de pacotes de drivers .CAB ou .EXE para executar o processo acima.
  • Se você tiver pacotes de drivers que obrigatoriamente precisam ser instalados através de algum executável você deve tratá-los como uma aplicação no processo pós-instalação do Windows. Esse cenário pode ser tratado com uso do MDT ou SCCM.
  • Lembre-se de dar preferência para o segundo método que indiquei no início desse artigo (usar o WDS, SCCM, MDT) pois isso evita aumentar o tamanho do arquivo .WIM da imagem.
About these ads

4 Respostas para “Como injetar drivers na imagem de instalação do Windows 7

  1. Odirlei araujo 25/01/2011 às 10:46

    Parabéns Marcelo!
    Muito me ajudou seu tutorial.

    Abraços

    • jose 19/04/2014 às 21:08

      porfavor pode fazer um video tutorial ?tou com um problema aki meu pc deixou de trabalhar algumas teclas do teclado ja comprei num novo mas comtinua na masma! duas pessoas amigas tiveram o mesmo problema que eu formatei os pcs e ficou tudo direitinho.problema e que o meu pc nao estala as drivers da placa de rede automaticamente com o windows7 os dois pcs que formatei sao ACER e o meu e um packard bell EasyNot TE 11 so me resta injectar as drivers da placa wirelss para ver se resolve meu problema

  2. daniel pedrosa 09/09/2014 às 21:48

    ola boa noite olha so eu fiz todo o processo e depois que terminei dentro da pasta offline ele criou varias pasta. programas, windows e etc….. ate ai entendir, so que eu pensei que ia recriar outra imagem .wim e nao aconteceu isso ai vc deixou o link para recriar o dvd do windows 7 com a imagem criada e pra continuar apartir do passo 9… pode me ajudar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 419 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: